Live #1 – Um brinde ao Turismo

Live 01 Tela Facebook

A gente adorou fazer a nossa primeira Live!

Nossos convidados compartilharam experiências e transformaram as expectativas em planos para a retomada da atividade turística.

A ideia surgiu no grupo virtual criado à partir das viagens de familiarização (as Fam Trips) promovidas pelo Projeto Trip Rural, com apoio do coletivo AMAVAP - Associação de Amigos das Serras da Mantiqueira e do Mar e do Vale do Paraíba. O grupo reúne agentes e guias de turismo do eixo SP/RJ que buscam destinos alternativos e que complementem seus pacotes e roteiros turísticos de forma diferenciada.

Entretanto, com a Corona Crise, as viagens cessaram e as novas oportunidades dos profissionais trazerem e levarem seus turistas também foram comprometidas. E, antes que a incerteza tomasse conta do grupo, surgiu a ideia de interação entre os colegas e saber como eles vinham se ocupando neste período de recolhimento. E, como a maioria do mercado e profissionais, os convidados estavam remodelando seus produtos para uma nova atividade e um novo turista.

Ricardo Ferreira, de Taubaté/SP além de jornalista radialista, agregou a atividade de agente e guia de turismo. Em 2019 buscou profissionalização e capacitação na área, efetuou levantamento sobre os atrativos turísticos de Taubaté, em locais com menos aglomeração e inovou. Uma das inovações que lançará para a retomada são os passeios de cunho religioso com uma característica interessante, ou seja, fora do Circuito Religioso que engloba a cidade de Aparecida e as vizinhas ali do entorno na Basílica.  Ricardo lançou através de sua Agência Astro Trips passeios como os Templos Marianos. A devoção a Nossa Senhora é muito forte no Vale do Paraíba, e nele foram erguidos vários templos dedicado a ela nas suas mais diversas denominações. O passeio de um dia inclui visita a Igrejas, Santuários e Comunidades dedicadas a devoção Mariana. Outro passeio é a Rota dos Santos. Santos são pessoas consideradas exemplo de dedicação à causa do Evangelho de Jesus e a devoção popular a essas figuras que marcaram seu tempo de existência fazem com que suas vidas sejam admiradas e seguidas. Assim, prepararam uma peregrinação de um dia que visita templos e lugares em Taubaté e Tremembé onde esses santos e santas são homenageados, seja por devoção ou presença física em determinado tempo na história.  Com isto, sua agência pode complementar roteiros de outras agências e guias colegas parceiros do tradicional Circuito da Fé, aquecendo e fomentando ainda mais a atividade com diversidade de roteiros alternativos.  Ricardo também reforçou a necessidade de aproximação maior entre Agências e Guias de Turismo para oferecer produtos de qualidade e com segurança.

Filipe Vieira Fernandes da Agência Ecovaletur de São José dos Campos, especializada em Ecoturismo, Aventura e Turismo de Base Comunitária, nos últimos meses já vem estudando modelos dos Estados Unidos e Espanha que estabeleceram diferentes fases de flexibilização. Por exemplo, as primeiras fases permitem somente o turismo local, dentro de suas províncias, o que corresponderia a cada um de nossos Estados. Outro exemplo é um número bem reduzido no tamanho dos antigos grupos; os guias passariam a portar kit de mascaras e álcool em gel para seus turistas; na falta do uso de máscaras em algumas atividades ao ar livre (as náuticas, por exemplo), adotariam o distanciamento. Transportando este cenário para o território brasileiro, Filipe enxerga a preocupação em não fazer o "vírus circular" ao retornar aos seus destinos. Vislumbra viagens curtas de 1 a 2 dois dias e a cidades próximas e grupos com 30% da antiga capacidade. Está otimista com a grande quantidade de atrativos pequenos e diversos na região do Vale do Paraíba e na parceria em dividir responsabilidades com os empreendimentos no momento de receber os turistas com segurança. Acredita que o brasileiro estará aberto a seguir estas recomendações e que vai ocupar primeiramente os espaços públicos como parques urbanos e Unidades de Conservação.

Estas importantes colocações quanto ao formato dos novos produtos turísticos, traslado, paradas, entre outras estão neste link. Confira como foi super produtivo nosso bate-papo e o agradável Brinde ao Turismo!

Convite Live 01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.