Live #1 – Um brinde ao Turismo

Convite Live 01

A gente adorou fazer a nossa primeira Live!

Nossos convidados compartilharam experiências e transformaram as expectativas em planos para a retomada da atividade turística.

A ideia surgiu no grupo virtual criado à partir das viagens de familiarização (as Fam Trips) promovidas pelo Projeto Trip Rural, com apoio do coletivo AMAVAP - Associação de Amigos das Serras da Mantiqueira e do Mar e do Vale do Paraíba. O grupo reúne agentes e guias de turismo do eixo SP/RJ que buscam destinos alternativos e que complementem seus pacotes e roteiros turísticos de forma diferenciada.

Entretanto, com a Corona Crise, as viagens cessaram e as novas oportunidades dos profissionais trazerem e levarem seus turistas também foram comprometidas. E, antes que a incerteza tomasse conta do grupo, surgiu a ideia de interação entre os colegas e saber como eles vinham se ocupando neste período de recolhimento. E, como a maioria do mercado e profissionais, os convidados estavam remodelando seus produtos para uma nova atividade e um novo turista.

Ricardo Ferreira, de Taubaté/SP além de jornalista radialista, agregou a atividade de agente e guia de turismo. Em 2019 buscou profissionalização e capacitação na área, efetuou levantamento sobre os atrativos turísticos do Taubaté e inovou. Uma das inovações que lançará para a retomada são os passeios de cunho religioso com uma característica interessante, ou seja, fora do Circuito Religioso que engloba a cidade de Aparecida e as vizinhas ali do entorno na Basílica.  Ricardo lançou através de sua Agência Astro Trips passeios como os Templos Marianos. A devoção a Nossa Senhora é muito forte no Vale do Paraíba, e nele foram erguidos vários templos dedicado a ela nas suas mais diversas denominações. O passeio de um dia inclui visita a Igrejas, Santuários e Comunidades dedicadas a devoção Mariana. Outro passeio é a Rota dos Santos. Santos são pessoas consideradas exemplo de dedicação à causa do Evangelho de Jesus e a devoção popular a essas figuras que marcaram seu tempo de existência fazem com que suas vidas sejam admiradas e seguidas. Assim, prepararam uma peregrinação de um dia que visita templos e lugares em Taubaté e Tremembé que esses santos e santas são homenageados, seja por devoção ou presença física em determinado tempo na história.  Com isto, sua agência pode complementar roteiros de outras agências ou guias colegas parceiros do tradicional Circuito da Fé, aquecendo e fomentando ainda mais a atividade com diversidade de roteiros alternativos.

Filipe Vieira Fernandes da Agência Ecovaletur de São José dos Campos, especializada em Ecoturismo, Aventura e Turismo de Base Comunitária, nos últimos meses já vem estudando modelos dos Estados Unidos e Espanha que estabeleceram diferentes fases de flexibilização. Por exemplo, as primeiras fases permitem somente o turismo local, dentro de suas províncias (o que corresponderia a cada um de nossos Estados). Outro exemplo é um número bem reduzido no tamanho dos antigos grupos; os guias passariam a portar kit de mascaras e álcool em gel para seus turistas; na falta do uso de máscaras em algumas atividades ao ar livre (as náuticas, por exemplo), adotariam o distanciamento. Transportando este cenário para o território brasileiro, Filipe enxerga a preocupação em não fazer o "vírus circular" ao retornar aos seus destinos. Vislumbra viagens curtas de 1 a 2 dois dias e a cidades próximas e grupos com 30% da antiga capacidade. Está otimista com a grande quantidade de atrativos pequenos e diversos na região do Vale do Paraíba e na parceria em dividir responsabilidades no momento de receber os turistas com segurança. Acredita que o brasileiro estará aberto a seguir estas recomendações e que vai ocupar primeiramente os espaços públicos como parques urbanos e Unidades de Conservação.

Estas importantes colocações quanto ao formato dos novos produtos turísticos, traslado, paradas, entre outras estão neste link. Confira como foi super produtivo nosso bate-papo e o agradável Brinde ao Turismo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.