Museu Major Novaes, Cruzeiro

A implantação da cultura do café na região do Vale do Paraíba e, em seguida, a introdução da ferrovia, no século XIX, promoveram o desenvolvimento da cidade de Cruzeiro.

Data desse período a construção do Solar dos Novaes, sede da Fazenda Boa Vista que pertenceu ao major Manoel de Freitas Novaes, rico produtor e exportador de café. Construída em adobe, no pavimento inferior, e pau-a-pique, no superior, o sobrado apresenta-se inteiramente estruturado com pilares e vigas de madeira. Atualmente, no pavimento térreo as paredes externas são em tijolos, provavelmente erguidas em intervenções posteriores.

A sua planta retangular original sofreu, na década de 1940, acréscimo de um anexo na elevação posterior que antigamente era considerada principal. Na restauração empreendida pelo Condephaat, em 1983, foi introduzida uma estrutura metálica de reforço à de madeira comprometida. As suas dependências abrigam o Museu Histórico e Pedagógico Major Novaes. Os salões e acervos que se encontram em restauração, foram especialmente abertos para nossa visitação e, em breve, abre também para o público.

Possui acessibilidade parcial com banheiros bem servidos, braile em corrimãos e, pisos tátil e despertador somente na espada.

Endereço: R. Doná Titã, 180 - Vila Canevari, Cruzeiro - SP, 12701-050
Telefone: (12) 3144-1934
Website: www.cruzeiro.sp.gov.br
Acessibilidade boa, porém parcial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.