Museu da Imigração Italiana, Quiririm, Taubaté

A cultura italiana é tão forte que foi criado o Museu da Imigração Italiana e atualmente sob a gestão da Prefeitura. Tombado como patrimônio público municipal nos termos do decreto 8.483 de 1997, o Museu da Imigração Italiana era a antiga residência da família Indiani, conhecido como o Sobradão dos Indiani.

O sobrado da família, cuja arquitetura é típica do norte da Itália, foi construído entre 1896 a abril de 1903. Em 1958, após a morte dos patriarcas o sobrado foi deteriorando-se, até que em 1985 foi declarado de utilidade pública pela Câmara Municipal de Taubaté. Posteriormente, entre 1995-1997, foi restaurado e inaugurado.

Seu acervo conta com diversos painéis fotográficos que contam a história das antigas famílias, as dependências da antiga residência do século XX, possuem mobílias, objetos de uso pessoal e de uso doméstico, utensílios de cozinha e peças de vestuário, reconstituição de uma sala escolar, objetos que retratam seus costumes, referências à olaria e fábrica de cordas.

No prédio existem pinturas feitas nas paredes internas pelo então proprietário Basílio Indiani, documentando toda nostalgia e esperança de um povo.

Av. Libero Indiani, 550 – Distrito de Quiririm
Aberto de terça a sexta-feira, das 8h às 17h;
Sábado e domingo, das 11h às 16h.
Telefone: (12) 3686-5494
Entrada Gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.