Serra Fina em chamas, na Serra da Mantiqueira, Boletim no. 1

Queimada Serra Fina 07 2020 Policia Militar

Logo na manhã de sexta-feira (17/07) guias de turismo de São Paulo interagiram com os guias de turismo participantes do nosso Grupo Fam Trip pedindo informações sobre o incêndio que acontecia na Serra Fina.  Imediatamente, guias da região de Guaratinguetá, compartilharam as primeiras noticias que já corriam na região.

De lá pra cá, a Trip Rural/AMAVAP que possui entre seus colaboradores e associados do coletivo, membros de gestores das Unidades de Conservação como o Parque Natural do Trabiju de Pindamonhangaba e da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Pedra Branca de Tremembé, recebe Boletins que trazem, desde então, as atualizações sobre os trabalhos de combate ao incêndio.

Acompanhe e compartilhe!

Boletim nº 01 de 18/07/2020
Incêndio Florestal Serra Fina - Julho de 2020

Acionamento e causa

O ICMBio foi acionado às 20:30 da noite de 16/07/2020, pela comunidade local e pelo sistema de detecção de focos de calor BD Queimadas, com passagem a 01:00 da manhã. Verificou-se que o incêndio localizava-se nas proximidades da Pedra da Mina, região montanhosa da Serra da Mantiqueira, também conhecida como Serra Fina, provavelmente no local denominado Vale do Ruah. Com altitudes superiores a 2600 metros do nível do mar, o incêndio atinge a zona de maior importância ecológica da Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira (APASM), unidade de
conservação federal de uso sustentável, que abrange três estados, RJ, SP e MG. A APASM é gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.

A causa do incêndio permanece desconhecida, pois ainda não foi possível a nenhuma instituição realizar a investigação de causa e origem do incêndio. A trilha da Serra Fina já estava fechada pelos municípios em função da pandemia e
assim permanece. 

Mobilização de Voluntários

Inúmeras organizações ligadas aos esportes de montanha iniciaram mobilizações de voluntários para auxiliar e apoiar as ações de combate. Nesse primeiro dia estimamos que a operação tenha sido apoiada por cerca de 60 voluntários, a maioria moradores das cidades vizinhas, e com grande experiência na montanha. Este apoio foi fundamental para o sucesso da operação até aqui. Foi montada uma base de voluntários no Bairro Rural do Paiolinho, município de Passa Quatro – MG, que está fazendo a triagem e coordenando o trabalho do voluntariado. Muitas ações vêm sendo desenvolvidas pelos voluntários, como: portear equipamentos, água e alimentação para os brigadistas em combate, e  também provendo informações para o comando da operação, garantindo a segurança de brigadistas e montanhistas. Além disso, alguns voluntários estão apoiando as atividades de logística.

Em 18/07/2020, as mobilizações ganharam mais força e muitos voluntários fizeram contato e assim foi organizado um cadastro para acionamento oportuno, visto que aqueles em campo já são suficientes para as demandas. 

Solicitamos expressamente que nenhum voluntário suba a montanha sem antes se apresentar à base, uma vez que estamos em uma operação complexa de combate a um incêndio florestal e só serão autorizados a subir aqueles que estiverem engajados na operação com função definida.

Agradecemos a todos que entraram em contato. Informamos que poderão ser acionados se necessário.

Insumos

  1. 5 veículos 4X4 e 1 convencional do ICMBio
  2. 1 caminhão Rodofogo adaptado para transporte de equipamento e brigadistas do ICMBio
  3. A estrutura e servidores da sede da APASM para articulação das operações e acomodações - ICMBio
  4. 1 aeronave modelo Esquilo, prefixo PP-IEF, do Instituto Estadual de Florestas/ IEF - MG, que entrou em ação no dia 18/07/2020
  5. 1 veículo utilitário do Instituto SuperAÇÃO, presente também no dia 18/07/2020

Efetivo

Na manhã do dia 17/07/2020, a brigada contratada da APASM, composta por 10 combatentes se dirigiu para o local do incêndio, cujo acesso é de extrema dificuldade e ao chegar deu o primeiro combate. No dia 18/07/2020, o combate foi reforçado pela presença da brigada contratada do Parque Nacional do Itatiaia – PNI, com 15 brigadistas e o Gerente de Fogo, que se integraram à equipe de combate, além do helicóptero do IEF-MG. O IEF também deixou à disposição 5 brigadistas do Parque Estadual Nova Baden – PENB, que poderão ser acionados em momento oportuno.

Estratégia

O ICMBio, com o apoio do IEF/MG e dos voluntários, concentra suas atividades na vertente mineira da Serra da Mantiqueira. A vertente paulista está sob a coordenação e ação do Governo do Estado de São Paulo.  As ações se concentraram na Pedra da Mina e o fogo do Vale do Ruah foi controlado.  Existem ainda focos dispersos em áreas de difícil acesso em função da declividade.

Próximos passos

Como as condições do fogo podem mudar durante a madrugada, amanhã os comandantes da operação realizarão um sobrevoo para definir quais serão os pontos prioritários de combate.  O combate também ganhará o apoio do Corpo de Bombeiros mineiro - entrarão na linha de combate 32 bombeiros dos comandos de São Lourenço, Lavras, Belo Horizonte, Pouso Alegre e Varginha. Também será mobilizado 1 helicóptero Cougar e 1 Pantera do Exército Brasileiro. Com isso, a brigada da APASM será desmobilizada para descanso.   A brigada do PNI permanecerá em combate.

Doações

Ressaltamos que o ICMBio não recebe doações em dinheiro – certifique-se por fontes oficiais as reais necessidades. Orientamos que as doações sejam entregues ao voluntariado, que está nos apoiando nos pontos abaixo listados. Até o momento, as doações de alimentos foram suficientes para o período. Como há necessidades imprevisíveis, estas serão atualizadas sempre que necessário. A principal necessidade de doação neste momento são de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, como balaclavas, máscaras, luvas, coturnos, calças antichamas, gandolas, lanternas de cabeça (headlamps) e mochilas. Como são muitos os envolvidos, reiteramos que é importante verificar as necessidades antes de realizar doações.

Pontos de coleta:

  • Loja Karamelo – Praça Dr. Jonas de Faria Castro – Praça dos Leões, Centro – Passa
  • Quatro/MG (Ao lado da Loja Harpia Adventure Alpinismo)
  • Sede da APASM – Rua Jonas Pezzo Costa, n 0 1757, Bairro Vila Nova – Itamonte/MG

Fonte: ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - APA Serra da Mantiqueira

Boletins:

Boletim nº 02 de 19/07/2020
Incêndio Florestal Serra Fina - Julho de 2020

Causa
A causa do incêndio permanece desconhecida, pois ainda não foi possível a nenhuma instituição
realizar a investigação de causa e origem do incêndio.
A trilha da Serra Fina já estava fechada pelos municípios em função da pandemia e assim
permanece. Portanto orientamos a todos...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.