Turismo Pedagógico

O turismo pedagógico se caracteriza por viagens programadas dentro do calendário escolar, além de ser objeto de notas e provas. É um turismo que envolve atividades como trabalhos em grupo, aulas expositivas, plenárias, palestras e visitas técnicas com apoio de recursos audiovisuais e de informática.

Por envolver o aluno com o ambiente físico, geográfico ou ecológico, é um método facilitador para o processo de ensino e aprendizagem, sendo um estímulo para o aprendiz. A atividade extra muros da escola torna as aulas mais dinâmicas e interativas no processo de ensino. Foi-se a época onde as escolas proporcionavam os "passeios" que eram vistos somente como uma oportunidade de "não fazer lições hoje, poder conversar e bagunçar!". A evolução dos métodos pedagógicos começa a fazer desta atividade um diferencial na programação curricular entre escolas e universidades.

É uma categoria que ganha força nas cidades interioranas e que acompanha o crescimento deste tipo de atividade como registrado no Ministério do Turismo. Segundo dados do órgão, desde 2009 o turismo pedagógico cresceu 125%.

O meio rural, empreendimentos bem estabelecidos em infraestrutura, excelência de criação e produção, know-how científico e tecnológico, mão de obra-qualificada, parcerias bem sucedidas, visão empresarial dos proprietários rurais e novos métodos pedagógicos são fatores que vem abrindo trilhas para o desenvolvimento de uma fatia importante no nosso campo.

Na foto: Julio Cesar Voltolini - Professor de Biologia da Universidade de Taubaté com alunos da Rede Pública de Pidamonhangaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.