A ave curicaca na Trip Rural

O nosso Vale do Paraíba não recebe somente turistas. Recebe também visitantes que vem pelos céus.

Nossas matas e várzeas atraem aves migratórias para se alimentarem, procriarem e fazerem pouso transformando nossa região em mais um destino para uma categoria de turismo que cresce cada vez mais entre os adeptos: o Birdwatching (Observação de Pássaros).  Recentemente, a Trip Rural esteve presente na AVISTAR, a maior feira de observação de pássaros da América Latina.

CURICACA

Seu nome popular é onomatopaico, semelhante ao som do seu canto, composto de gritos fortes.
Conhecida também como despertador (Pantanal), carucaca, curicaca-comum, curicaca-branca, curicaca-de-pescoço-branco e caricaca (em algumas cidades de Minas Gerais).

Seu nome científico significa: do (grego) theristikos, theistron = ferramenta para colher, ceifar, foice; e do (latim) caudatus = referente à cauda. ⇒ Ave com bico em forma de foice e com cauda curta.

O macho costuma ser um pouco maior que a fêmea, atingindo 69 centímetros de comprimento e cerca de 143 centímetros de envergadura. Distinguível pela coloração clara, asas largas e bico longo e curvo. Apresenta o dorso cinzento-claro, com brilho esverdeado, rêmiges e retrizes pretas; parte das coberteiras superiores das asas é esbranquiçada, formando uma mancha clara no lado superior da asa, visível durante o voo.

Alimenta-se durante o dia e também ao pôr-do-sol. Tem alimentação variada, composta por artrópodes, como centopeias, aranhas, insetos adultos e larvas, entre outros invertebrados, podendo predar ainda pequenos lagartos, ratos, caramujos, anfíbios e pequenas serpentes, e até mesmo aves menores. Seu bico, longo e curvo, é adaptado para extrair larvas de besouros e outros insetos da terra fofa. É um dos poucos predadores que não se incomodam com as toxinas liberadas pelo sapo (Bufo granulosus), por isso este anfíbio pode fazer parte de sua dieta.

Costuma pôr de dois a quatro ovos, em ninhos de gravetos nas árvores ou mesmo grandes rochas nos campos. Os ninhos formam colônias numerosas durante o período de reprodução. Habita campos secos, alagados e pastagens.

Vive geralmente em bandos pequenos ou solitária, procurando alimento em campos de gramíneas ou em alagados. É diurna e crepuscular. Anda em pequenos grupos, que à noite se empoleiram nas árvores. Gosta de planar a grandes alturas.

Presente em grande parte do Brasil onde haja vegetação aberta e lagoas, campos em solos pantanosos ou periodicamente alagados, como na Ilha de Marajó (Pará), Pantanal e Ceará. Encontrada também no Paraguai, norte de Argentina, norte de Uruguai e parte da Bolívia.

Fonte: Wikiaves

2 opiniões sobre “A ave curicaca na Trip Rural”

    1. Olá Anilce!

      Desculpe a demora na resposta.

      A curicaca é uma ave com bastante predominância na região Sul do país, pois em viagens da Trip Rural no mesmo período do conteúdo do nosso portal, avistamos muitas curicacas em Santa Catarina, na cidade de São Joaquim.

      Este registro foi aqui, em nosso retorno, na nossa sede, em Pindamonhangaba, e ficamos bastante surpresos e felizes por avistá-los por aqui. Por isso pode ser sim, que ela migre até o sul de Minas em regiões mais fresquinhas.

      Confira também o link https://www.wikiaves.com.br/wiki/curicaca

      Esperamos ter ajudado.

      Obrigada por navegar em nossas páginas e cumprimentos aos amigos e vizinhos de Minas Gerais!

      Equipe Trip Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.