Birdwatching no Vale do Paraíba

Pindamonhangaba, Monteiro Lobato e Secretaria de Turismo 
do Estado de São Paulo, juntos na Avistar 2017 (acima)

O Trip Rural participou da maior feira de observação de pássaros da América Latina, a AVISTAR Brasil 2017.

Realizada em maio último, no Instituto Butantan, em São Paulo, o encontro proporcionou diversas atividades aos visitantes tais como palestras, workshops, debates, exposições e troca de experiências. Na oportunidade foi feito o convite também para a ABETA SUMMIT, o XIV Congresso de Ecoturismo e Turismo de Aventura, a se realizar de 30/09 a 04/10, em Santo Antonio do Pinhal.

O objetivo da participação foi conhecer este mercado que cada vez mais ganha adeptos pelo país. Foi também o de fortalecer as cidades do Vale do Paraíba no circuito dos ornitólogos (especialista no estudo dos pássaros) e dos birdwatchers (os observadores de pássaros) como destino da atividade.

Nossa região possui características que proporcionam moradia, pouso e alimento que atraem uma grande diversidade de espécies migratórias. A região de montanhas, de rios do Paraíba e Paraíba do Sul, da imensidão de córregos e ribeirões do vale e serras e, a vocação para o turismo ecológico e rural que as cidades vem desenvolvendo, atraem também o homem. E, é para isso que fomos conferir.

Conferir, porque acreditamos que nossa região vem se redescobrindo, recuperando e se conscientizando da importância do bioma Mata Atlântica para o planeta.

Comparada com a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica apresenta, proporcionalmente, maior diversidade biológica. Estima-se que no Bioma existam 1,6 milhão de espécies de animais, incluindo os insetos. No caso dos mamíferos, por exemplo, estão catalogadas 261 espécies, das quais 73 são endêmicas, contra 353 espécies catalogadas na Amazônia, apesar desta ser quatro vezes maior do que a área original da Mata Atlântica. Existem 620 espécies de aves, das quais 181 são endêmicas, os anfíbios somam 280 espécies, sendo 253 endêmicas, enquanto os répteis somam 200 espécies, das quais 60 são endêmicas.

Pensando nestes números é que dedicamos atenção especial aos locais com forte potencial para se tornar um destino certo para receber estes visitantes para a prática da observação de pássaros. Algumas delas (e as preferidas) são as Unidades de Conservação, áreas protegidas com grande número de especies, muitas vezes já catalogadas que podem guiar e ilustrar o que este visitante encontrará na região.

O Parque Natural Municipal do Trabiju, em Pindamonhangaba, é um deles e já recebeu diversos grupos de ornitólogos e observadores de pássaros que se surpreenderam com a diversidade e quantidade de espécies que encontraram em poucas horas de passarinhada. No Parque já foram registradas 173 espécies de aves, sendo 7 delas ameaçadas e 14 endêmicas da Mata Atlântica. O urubu-rei, macuco, a coruja-listrada e o tangará são algumas das espécies avistadas no Parque. A RPPNs - Reservas Particulares de Proteção Natural  - também são ótimas opções, muitas das quais com excelente infraestrutura de recepção.

Outras cidades que também participaram da AVISTAR e que enxergam na atividade, mais uma forma de fortalecer o turismo na região foram os municípios de Monteiro Lobato, Guararema e Ubatuba.

Confira mais sobre o Birdwatching.


Fonte: Virtude Birdwatching & Natureza

Patrocinadores AVISTAR 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.