A importância dos Centros Históricos para o turismo

Santo Cruzeiro - Memorial da Revolução de 1842

Os centros históricos são locais que possuem um grande acúmulo histórico.

Além de centros de sociabilidade, são locais onde também acontecem majoritariamente as atividades de comércio e serviços tornando-se locais de muito movimento e interesse econômico. Portanto, manter e planejar esses centros históricos é de importância simbólica, social e econômica, sendo de fundamental importância no planejamento e gestão urbana como referência para a estruturação das cidades e de uso da população.

Os centros históricos além de serem as partes mais antigas da cidade, constituem-se como uma sucessão de testemunhos de várias épocas, monumento que nos traz vivo o passado e nos dá a dimensão temporal com a sequência dos fatos que estruturam as identidades.

Apesar de pouco valorizado e reconhecido à altura de sua importância no turismo das cidades interioranas, os Centros Históricos viram na atividade, o momento oportuno para sua revitalização.

A atividade turística é sem dúvida uma das formas mais atrativas para se adquirir conhecimento cultural e histórico. Caminhar por locais antigos e reconhecer estes territórios, edificações e monumentos de forma lúdica permite conhecer os hábitos de um povo num determinado espaço de sua evolução. Conhecer a economia que girava e sustentava os moradores, trabalhadores e famílias de grandes posses; como eles estavam inseridos em suas classes sociais e; o quanto de conhecimento se produziu naquele local permitem contextualizar o momento atual.

As viagens de familiarização promovidas pelo Projeto Trip Rural visitou alguns deles e permitiu que agentes e guias de turismo incluíssem estes atrativos em seus pacotes.  Normalmente são locais públicos, de grande valor cultural, social e permitem um passeio barato financeiramente e rico de conhecimento e experiência.

Tour virtual

Pindamonhangaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.