Colhe&Pague caqui fuyu, em Santo Antonio do Pinhal

A Trip Rural voltou para a Fazenda Água da Capoeira, em Santo Antônio do Pinhal/SP, desta vez acompanhando o grupo da Tumura Turismo e Eventos que, pela 6a. vez, volta ao Vale do Paraíba trazendo seus fiéis turistas para um delicioso Colhe & Pague.

A FAC, como é mais conhecida, tem seus campos repletos de frutíferas. Atemóia, figo, pêssego, castanha protuguesa e caqui fuyu são as culturas que atraem um público especial. Os mêses de março e abril, os pomares da Água da Capoeira se enchem de caquis e de "turistas passarinhos", aquele que adora comer frutas no pé!

A cultura dos Colhe & Pagues já era comum em propriedades rurais em cidades como Mogi das Cruzes e Piedade, regiões de grande concentração de colonos japoneses da época da imigração para o Brasil. Agricultores por natureza, a alta produtividade fez com que os sítios abrissem seus pomares também para o consumo direto.

Inicialmente, as associações de províncias japonesas que promoviam as excursões para seus associados há pelo menos três décadas atrás, já desfrutavam desta tradição japonesa e fazia do passeio, um momento nostágico e de lazer.

Com o advento do turismo rural nos últimos anos, dos novos conceitos de experiências e vivências que a atividade incorporou, a FAC não ficou para trás e também abriu seus pomares.  Não é de se estranhar que seu maior público são de orientais já que parte das frutas cultivadas na fazenda são de origem asiática.

O passeio contemplou um cafazinho e água saborizada de boas vindas, uma breve apresentação do histórico da Fazenda, o envolvimento da família Bufolin no turismo, um almoço em fogão a lenha e a visita guiada até os pomares para degustação e colheita.  Próximo aos pomares, a Fazenda dispõe de um mirante sob a sombra de uma grande figueira que acolhe os visitantes em cadeiras e bancos para o descanso, contemplação e frescor da brisa que corta os vales e montanhas da Mantiqueira. Um momento sem igual que vai querer te prender ali por mais tempo, se não fosse o bolo, chá e café servidos à vontade no período da tarde.

Quem tem crianças, será bem divertido visitar a trilha sensorial em meio ao pomar de pêssegos. Ali, a família Bufolin pediu para um artista da cidade reproduzir todos os animais avistados na propriedade, em tamanho natural. Os pequenos poderão ter ideia do tamanho e aparência da suçuarana, do java-porto, do tatu, macaco-bugio, cobras e outros animais da Mata Atântica.

Portanto, se o seu próximo destino for Santo Antonio do Pinhal, nos campos da FAC, reserve o seu dia todo!

Bom passeio!

  • Endereço: Estrada do Barreirinho - Km 2,5 - Bairro do Rio Preto - Santo Antonio do Pinhal/SP
  • Telefone: (12) 99159-4542 ou (12) 99646-0239
  • E-mail: mrbfac@ig.com.br
  • Website: http://fazendafac.com/fac
  • Atendimento aos sábados, domingos e feriados
  • Horário: Das 11h00 às 16h00
  • Aceita todas as formas de pagamento

Mais sobre a FAC - Fazenda Água da Capoeira

Quer assistir a mais vídeos dos passeios sugeridos pela Trip Rural?

Confira uma lista deles no nosso Canal TV Trabiju

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.