Escoteiros na Fazenda das Borboletas, Pindamonhangaba

O Trip Rural foi acompanhar o resgate da Fazenda das Borboleta, no alto da serra do bairro do Ribeirão Grande, em Pindamonhangaba.

Após vários anos de arrendamento para a agricultura familiar e a produção de leite, os proprietários se dedicam agora aos cuidados de seus córregos, das antigas edificações e suas matas. A agricultura se manterá mas, uma outra atividade que faz parte da rotina da Fazenda chamou nossa a atenção. Antes mesmo do turismo rural ou ecológico ter tomado a dimensão que vem ganhando nos últimos anos na região, a Fazenda das Borboletas já recebia um grupo especial, os Escoteiros.

Os Escoteiros do Itapeva, de Pindamonhangaba, escolhe o local há vários anos para as atividades com os Lobinhos (partir dos 6 anos) até os Pioneiros (jovens de até 21 anos).

 

O Trip Rural pediu licença à Chefia para conversar com alguns jovens e fomos muito bem recepcionados. Mostraram as tendas que servem como base para concentração de seu grupo que são montadas artesanalmente com os recursos que encontram no local. Aplicam os conhecimentos recebidos para montagem de fogareiros para o preparo de suas refeições e coletam o bambu (rico na região) para a produção de mesas de apoio, banquetas, porta ferramentas. Enquanto os mais jovens ainda são beneficiados a dormirem em suas barracas, os mais velhos e graduados buscam o melhor local para montarem redes e tendas onde passam seus dias em campo. Perguntados pelos motivos que os levaram a ingressarem no movimento Escotismo, alguns responderam que a tradição já vinha dos pais e avós e, já não se vêem fora dele. Reconhecem que as atividades lhes trazem grandes benefícios na formação de seu caráter, índole, persistência, disciplina e, acima de tudo, na revisão de seus valores quanto aos fatores materiais e imateriais e o quanto isso os auxilia na busca do bem-estar como indivíduo.

O Escotismo

O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento e a se envolverem com a comunidade, formando líderes. Através de um programa educativo, trabalha em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada integrante.

Ensinamentos sobre vida em equipe e ao ar livre, acampamentos, fogueiras, jogos, rastreamento, dedução e observação, técnicas de primeiros socorros, alimentação e boas ações foram a essência que criou o movimento.

O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 pelo ex-general Robert Baden-Powell, após ele afastar-se do exército na Inglaterra e, 1910 chegou ao Brasil, sendo criada em 1924 a União dos Escoteiros do Brasil. Desde então, o movimento não parou mais e a cada ano cresce o número de adeptos por centenas de cidades do Brasil.

E a Fazenda Borboleta, vem proporcionando espaço e ambientes propícios para que os grupos apliquem em campo as atividades e tarefas recebidas de seus superiores. Por se localizar em região de APA - Área de Proteção Ambiental, ou seja, acima de 800 metros de altitude, uma delas foi a recuperação da vegetação das margens dos córregos que cortam a propriedade e a retirada do pequeno gado do antigo arrendatário. A Fazenda também se prepara para receber peregrinos que há anos cortam as montanhas da Serra da Mantiqueira em território pindamonhangabense, vindos do sul de Minas e passando pelos bairros do Rodeio, Oliveiras, chegando até o bairro das Borboletas. Dali descem a serra em direção ao Ribeirão Grande e seguem a rota para o Santuário.

Este percurso vem sendo estudado pelos peregrinos do Caminho da Fé e a Prefeitura, em substituição ao trecho urbano dos quais são obrigados a passar no perímetro de Pindamonhangaba. Com isto, o Trip Rural passa a acompanhar as novidades com a expectativa de trazer boas noticias para o Turismo Rural da região.

Bora continuar a trabalhar!

2 opiniões sobre “Escoteiros na Fazenda das Borboletas, Pindamonhangaba”

    1. Prezada Marilza,
      Obrigado pela visita em nossas páginas.
      Por favor faça contato com o número Cel (12) 99651-7714 do Grupo de Escoteiros Itapeva 97/SP.
      Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.