Turismo fotográfico no Parque Natural do Trabiju, Pindamonhangaba

Umas das atividades mais legais que ganha adeptos em Pindamonhangaba é a fotografia. Graças à outra iniciativa da Fundação Fórmula Cultural (a mesma idealizadora deste Trip Rural), o projeto de cunho fotográfico Olhos de Pindamonhangaba, vem desde 2013, despertando um novo olhar e percepção na população em relação à cidade. Saídas fotográficas promovidas para o público integrando amadores e profissionais estimulam a formação de grupos amantes da atividade em busca de paisagens cênicas.

E, integrar os dois projetos em meados de 2016, foi um dos momentos mais significativos pra gente. A III Saída Fotográfica promovida pelo projeto fotográfico aliado à proposta e apelo do Parque Natural do Trabiju como atrativo turístico, era esperada por muita gente da cidade e vizinhanças.

A Unidade de Conservação se manteve fechada por vários anos à espera de investimentos do Município que permitisse o mínimo de condições de uso público da área em questão. Ele foi motivo de curiosidade, admiração e, agora mais do que nunca, é motivo de orgulho para Pindamonhangaba.  É uma das mais importantes Unidades de Conservação do Vale do Paraíba. Recebe constantemente grupos de pesquisadores da UNITAU e outras instituições em busca de dados sobre as mais variadas espécies, tais como borboletas, morcegos e sapos. E como tal, tem relevante valor para a preservação e a educação ambiental.

O grupo formado por quase "30 jovens que iam desde 4 a 70 anos" estava ansioso por sair pelas trilhas do Trabiju com o objetivo e foco especiais, o de observar os mais belos ângulos para um bom clique.

O encontro no Centro da cidade foi um momento de novas amizades e de integração. Como sugerido pela Fórmula Cultural a carona amiga não faltou e todos partiram rumo ao Parque.

O grupo foi recebido pelos guarda-parques responsáveis pela segurança do local, dando informações, monitoria, orientações e acompanhamento na caminhada pelas trilhas. Das oito trilhas existentes que passavam por manutenção, duas delas já recebiam visitas, a da Ponte Pensil e a da Caixa d´Água (parcialmente aberta até a segunda ponte), ambas de pouquíssimo grau de dificuldade.

Os fotógrafos Marcelo Henrique (esq), Antonio Kolb (centro) e Pedro de Camargo (dir).

Foram quase três horas de muitos cliques, de orientações dadas pelos fotógrafos profissionais Marcelo Henrique, Antonio Kolb, e Pedro de Camargo que participaram colaborando com suas experiências e conhecimento.

Os avistamentos, ou seja, as oportunidades de testemunhar a vida silvestre em seu habitat foi uma das experiências mais bacanas dos visitantes. Macacos, pássaros, borboletas, rastros de roedores e o sapinho-dourado (espécie endêmica do Parque) foram alguns dos momentos de satisfação do grupo.

Descobrimos novos talentos como o de Clara Ribas (estudante, 17 à época) que acompanhada pelo pai, aproveitou para clicar o que mais lhe atrai: gente! Outros tinham olhos afinadíssimos e avistaram uma das espécies mais importantes do Parque, o sapinho-dourado. Marta Nogueira Martins (apicultora, 59) não deixou de reconhecer cada espécie de abelha que cruzava o seu caminho.

 

O fotógrafo e vídeo maker Pedro de Carmargo comentou sobre o quê e, como é fotografar a natureza:

"Fotografar é o olhar junto da técnica, mas mesmo sem técnica existe a opção só do olhar e sua máquina, sendo a natureza como o objeto a ser fotografado. É a beleza mais acessível e às vezes estática e, com isso devemos ir aperfeiçoando o olhar com sensibilidade e técnicas também.
A vida é um aprendizado e a fotografia faz parte disso tudo. Estar ambientado ao lugar onde se vai fotografar é o essencial e na natureza é uma forma mais bela e perfeita para isso."

Marcelo Henrique também:
"Fotografar a Natureza é tão encantador, além de encher nossos olhos com tamanha beleza nos convida a refletir sobre o que podemos ou devemos fazer para protege-la. Fotografar Natureza aguça nossos sentidos... ficamos atento a cada movimento, a cada som ou cheiro, damos importância ao silêncio e concentração (algo raro nos dias de hoje), se realmente nós incorporarmos esses detalhes a nossa visão de mundo, o resultado será não só fotos lindíssimas, mas também um ser Humano melhor e mais consciente.
Como em praticamente tudo na vida, na fotografia também existe regrinhas para ter uma foto mais harmoniosa como a regra dos terços, cuidados com a composição.... enfim tudo isso é importante mas fotografia é uma arte, é a sua maneira de ver um objeto ou pessoa, não se prenda a regras 100% do tempo, deixe sua imaginação e olhar conduzir sua câmera. O mais importante na Fotografia é você e não o equipamento."

Para fotografar a natureza alguns pontos são fundamentais e não podem passar batido. Anote aí:

Luz: Uma das melhores luzes é o da manhã. O sol com intensidade adequada realça as cores do ambiente de forma mais natural além de proporcionar efeito de luzes e sombras espetaculares.
Cores e formas: A natureza, por si só, tem um fator incrível ao falarmos de cores e formas: a perfeição! Ela naturalmente faz suas combinações e ter um olhar apurado faz descobrir ambientes e elementos incríveis.
Fauna e flora: Fotografar a fauna exige conhecimento e experiência. Conhecer o hábito das espécies que busca para clicar é fundamental. Você deve ter noção, principalmente de animais peçonhentos como aranhas, cobras, sapos e outras espécies muito comuns em ambientes naturais. Não esqueça que, apesar de serem os mais belos, os animaizinhos muito coloridos são indicativos de que ele pode ser peçonhento ou venenoso exatamente com a intenção de atrair sua presa. O mesmo vale para as plantas. Quanto aos mamíferos, vale lembrar que a maioria deles saem logo pela manhã, ao final da tarde e a noitinha para se alimentarem. O resto do dia, o calor faz com que se recolham para descansar ou adormecerem. Dificilmente vai encontrá-los com o sol a pino! E, não interfira no meio ambiente natural.
Elementos: Saiba escolher o personagem principal de sua foto. O ambiente natural já proporciona paisagens magníficas por isso, descobrir qual elemento vai enriquecer o que está bem em frente aos seus olhos exige sensibilidade e objetivo na imagem que você quer criar.
O silêncio: Evite muita conversa e barulho quando explorar um ambiente natural. Isso pode distraí-lo de sons e movimentos que a natureza proporciona, assim como afastar as espécies do local. O canto de um pássaro, o ruído de um córrego e os ventos sobre as folhagens podem levá-lo a descobrir lindas imagens.
Equipamento: Muito cuidado com lentes e acessórios. Água, umidade, areia, pó podem comprometer o equipamento e até o resultado da foto se você não lembrar de limpar as lentes, por exemplo. Carregue-os em uma boa bolsa onde possa caminhar com segurança e distribua bem o peso deles em caso de longas caminhadas.
Segurança: Não saia sozinho para fotografar. Avise amigos e familiares dos locais por onde passará e faça um planejamento de suas ações como paradas para descanso, alimentação e hidratação. Carregue repelente, protetor solar, água e um kit de primeiros socorros sempre.

Confira alguns momentos dessa visita:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.