Essência da Bocaina, Silveiras

Essencia da Bocaina 09 Lavanda

A Essência da Bocaina é o mais novo produto com certificação orgânica da cidade de Silveiras. São óleos essenciais e hidrolatos extraídos à partir de plantas medicinais e aromáticas cultivadas na Fazenda Pingo do i e idealizada por sua proprietária Teresa Cristina Piragibe. A propriedade está localizada nas montanhas da Serra da Bocaina, por sua vez incrustrada entre as Serras do Mar e da Mantiqueira, na região denominada Vale Histórico.
Com a decadência do café no começo do século XX, Silveiras ficou esquecida na memória... Na década de 70 ela se redescobriu quando atrelou o apelo artístico da escultura de pássaros em madeira à sua identidade e junto resgatou a história e gastronomia tropeira.
Entretanto, na Fazenda Pingo do i quando adquirida em meados da década de 90 se dedicou ao gado de leite por quase 20 anos quando percebeu que seu relevo e altitudes que chegam a 1200 m em sua parte mais alta, poderiam proporcionar uma nova atividade econômica.
Pingo, carinhosamente conhecida por todos da cidade, ousou e junto com o marido trocou a produção de leite pela agricultura orgânica. Se especializou nas plantas medicinais e aromáticas e descobriu o mercado dos óleos essenciais. Muito utilizado de forma terapêutica, Teresa estabeleceu como meta a sua certificação orgânica para obter o melhor do produto.
A proximidade com o Parque Nacional da Bocaina e seu apelo ecológico acabou por fortalecer o conceito de conservação dos recursos naturais, principalmente das nascentes dentro da fazenda, a reserva legal, e o cuidado e pureza das águas no processo de destilação dos óleos.
A Fazenda Pingo do i iniciou o cultivo das plantas em 2013 e em 2017 já fornecia os melhores óleos essenciais e hidrolatos a nível terapêutico. Dentre as espécies cultivadas e processadas se encontram o Alecrim, Capim-limão, Citronela, Erva-baleeira, Eucalipto, Citriodora, Gerânio, Lavanda officinalis, Lavanda dentata, Melaleuca, entre outras. Ou seja, uma das poucas propriedades, talvez uma das únicas a oferecer tamanha diversidade de óleos e hidrolatos em toda região.

O que são óleos essenciais?

São substâncias voláteis encontradas em alguns tipos de plantas chamadas aromáticas. Cada planta possui estruturas diferentes produzindo e armazenando estas substâncias em suas flores, folhas, madeiras, raízes, frutos, resinas ou sementes. Através da destilação a vapor, são extraídas estas moléculas das plantas, obtendo assim os óleos essenciais de grande riqueza química, podendo desempenhar efeitos terapêuticos no organismo tanto em nível físico, emocional como energético. Além de seu uso terapêutico como anti-inflamatório, antiviral, antimicrobiano, antioxidante e anticancerígeno, também é utilizado na gastronomia, cosméticos, indústria farmacêutica, perfumaria, fertilizante e higiene.

O que são hidrolatos?

O Hidrolato (ou água floral, hidrossol, ou thermal) é a água aromática resultante do processo de destilação da planta. Diferente dos óleos essenciais que são altamente concentrados, cada hidrolato possui características especialíssimas e únicas retiradas do âmago das ervas, obtidos durante o processo de destilação a vapor das plantas aromáticas e medicinais que contém uma pequena parte do seu óleo essencial. São a homeopatia destes óleos e bem mais suaves, ideais para situações que requerem um cuidado aromático mais leve além de não conterem álcool. Podem ser aplicados diretamente na pele e não necessitam ser diluídos. São maravilhosos para perfumar higienizar a casa, formulações cosméticas, cuidados com a pele e no uso em alimentos e drinks.

Visitação

A grande vantagem de Silveiras é que muitos acessos às propriedades são por estradas asfaltadas ou em bloquetes, o que proporciona conforto ao visitante. Entretanto, a região serrana também é cheia de curvas salientes, de trechos em aclive e declive bem acentuadas.  Por‌ isso, uma viagem sem pressa torna o passeio seguro e agradável.

As visitas na Essência da Bocaina são abertas para grupos organizados e agendados, a princípio aos sábados, quando é realizado o processo de destilação. A vivência inclui a visita aos campos, viveiros, colheita, a destilação, explanação sobre cultivo, propriedades das principais plantas, e o uso dos óleos e hidrolatos.  Duração aproximada de três horas  iniciando às 8hs e finalizando em torno das 11hs e acesso à loja para aquisição de produtos direto do produtor.

Fazenda Pingo do i

Estrada dos Macacos, Bairro dos Macacos, Silveiras/SP
Cel/WhatsApp (21) 9 8859-4509
Website: www.essenciadabocaina.com.br
Rede social: @essenciadabocaina

Como Chegar
Trip Rural recomenda:
A Essência da Bocaina é associado AMAVAP
A Essência da Bocaina é associado AMAVAP

1 opinião sobre “Essência da Bocaina, Silveiras”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.