Sítio Olea Rossini, Santo Antonio do Pinhal

Azeite Rossini 03

A Trip Rural visitou a convite de Luiz Rossini, o Sítio Olea Rossini onde cultiva as olivas das quais produz o seu Azeite Rossini.

A primeira tentativa de conhecer a propriedade foi em viagem técnica promovida pelo projeto em associação ao coletivo AMAVAP, na Fam Trip realizada antes ainda da pandemia, em janeiro de 2020. Na época, o Centro de Visitantes ainda não estava pronto e de lá pra cá vimos acompanhando Luiz Rossini e ele a nós e, finalmente, com os frutos das oliveiras desabrochando nos pomares, pudemos subir a Serra da Mantiqueira.

Conversando com Luiz Rossini ele nos contou como que ele e esposa Marília começaram a produção.
"A inspiração para elaborarmos o Azeite Rossini veio das ricas culturas italiana e portuguesa de saborear e partilhar alimentos frescos, preparados de forma simples, mas sempre com muito Azeite de Oliva. Nosso desejo de trazer essa experiência para a família e amigos nos levou a plantar oliveiras, com a intenção de produzir um azeite extra virgem de alta qualidade. Por muitos anos, Marília e eu dividimos um sonho, o de possuir nosso próprio negócio focado na produção de Azeite de Oliva. Marília nasceu na Aldeia de Colmeal – Coimbra, Portugal, onde sua família possuía um lagar (oficina com os aparelhos adequados para espremer certos frutos como uva, azeitona, reduzindo-os a líquido), cuja produção atendia ao consumo doméstico e à aldeia. Depois de aposentados, começamos a transformar nosso sonho em realidade.

Sítio Olea Rossini

Olea vem do nome científico da oliveira, Olea Europea al. "Nosso olival está situado na Estância Climática Santo Antônio do Pinhal, um lugar mágico, de uma beleza fantástica, onde as nuvens baixam até você e o verde das matas se misturam com o céu límpido e azul. Encravado nos contrafortes da Serra da Mantiqueira que reúne as condições ideais do clima tropical de altitude, com chuvas de verão intensas. No inverno, as geadas embelezam a paisagem. Essas características propiciam as melhores condições para a obtenção de um excelente azeite. "

O olival, a 1.100 metros de altitude, plantado na face norte do terreno, propicia que todas as oliveiras fiquem bem expostas à luz do sol, o que é essencial para o crescimento de frutas suculentas e sadias. Colhem manualmente toda a produção, o que garante que apenas frutas de alta qualidade sejam usadas para o processamento do azeite. Dessa forma se obtém um produto artesanal, 100% puro e saudável. O verdadeiro suco de azeitonas!

"Nosso negócio sempre foi impulsionado por uma paixão pela produção saudável, socialmente responsável, ao mesmo tempo em que nos leva a cuidar do belo ambiente que nos rodeia, estimado e respeitado, com todo esse cuidado temos nosso delicioso Azeite Extra Virgem Rossini."

Origem da cultura das oliveiras

Registros indicam que as oliveiras teriam surgido na região da Ásia Menor, península situada entre os continentes asiático e o europeu, há pelo menos 6.000 anos atrás. Mas foi no Mediterrâneo que ele se disseminou, inicialmente através dos fenícios chegando até Chipre, Grécia e posteriormente, Itália, Espanha, norte da África e ao longo dos séculos, na França . A olivas alcançaram as Américas logos após a chegada de Colombo.  No Brasil, existem relatos que teria chegado com imigrantes do século XVI. Pelo seu simbolismo, era muito comum encontra-las próximas a igrejas e capelas durante o período do Brasil Colônia. Quando o país começou a apresentar uma pequena produção, a família real, com medo de que o produto da colônia concorresse com o da metrópole portuguesa, ordenou o corte das árvores. Antes de ser utilizado na gastronomia, seu uso era voltado à impermeabilização de madeiras, como combustível em lamparinas, cerimônias religiosas e como medicamento.

Oliva ou azeitona?

O termo oliva vem do latim oliva. Já o termo azeitona é de origem árabe  - az-zaytuna (oliveira) - em função de seu domínio na Península Ibérica até o século XVI, quando então voltou a aparecer o termo oliva. Foi assim que o óleo de "oliva" passou a chamar-se azeite - do árabe az-zayt (óleo).

Centro de visitantes

Agora com o espaço inaugurado especialmente para receber os visitantes e turistas, o Sítio Olea Rossini recebe grupos limitados a 10 pessoas com agendamento prévio e oferece visita guiada ao olival, explicação sobre o azeite de oliva tais como a história, mitos, benefícios, tipos de azeite, degustação do produto e aquisição direta do produtor.

Confira:

  • Visitas de terça a domingo
  • Horários das 10h00 às 15h00
  • Uso obrigatório de máscaras
  • Estrada no Barreirinho, 1.700 - Bairro do Rio Preto - Santo Antonio do Pinhal/SP
  • Reserva pelo número (11) 99658-5047

Luiz Rossini
Psicólogo
Ex Diretor de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais
Olivicultor

Marilia Rossini
Dra. em Biologia
Ex pesquisadora cientifica Instituto Adolfo Lutz

Seguimos com os protocolos de segurança
Seguimos com os protocolos de segurança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.