IFSP-CJ no Parque Natural do Trabiju, Turismo Pedagógico

IFSP no Parque do Trabiju 01
Por Regina Midori Fukashiro
No último dia 28 de junho de 2022 o Parque Natural do Trabiju, Pindamonhangaba (SP) recebeu a visita dos alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo, Campus Campos do Jordão (IFSP-CJ).

Com a retomada das aulas presenciais foi possível retomar igualmente, as visitas técnicas promovidas pelo IFSP-CJ.

A visita à Pindamonhangaba foi articulada pela Câmara Técnica (CT) de Uso Público do Conselho Gestor do Parque que enxerga nas visitas a oportunidade de apresentar a Unidade de Conservação (UC). O Parque é composto por infraestrutura de sinalização, manutenção, auditório que serve também como Centro de Visitante e dispõe de equipe de Guarda-Parques para recepção e vigilância. Soma-se a infraestrutura de alojamento para pesquisadores em trabalho científico sobre a fauna e flora, além de câmaras técnicas ativas e programa de visitação controlada e ordenada. Além da Câmara Técnica de Uso Público, o Conselho Gestor também contempla mais duas Câmaras Técnicas: 1. Proteção e Fiscalização e 2. Pesquisa e Monitoramento que auxiliam no manejo responsável, no combate à caça de animais silvestres, extração ilegal do palmito juçara e pelas trilhas e áreas de mata para levantamento das espécies nativas.

Vale esclarecer que o uso público do Parque do Trabju se restringe a  educação ambiental praticados através de atividades como estudo, interpretação do meio e consicentização ambiental. A pesquisa científica se dá com atividades de observação, coleta, análise de dados e; o ecoturismo com trilhas, caminhadas e atividadade de contemplação.

“Realizamos uma vista técnica com alunos do 3o. módulo do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo. Fomos recebidos pelos Guarda Parques Claudionor e Eleine, além da Conselheira Adriana Perez. Os alunos tinham por objetivo conhecer os principais atrativos do Parque e fazer uma reflexão sobre questões de capacidade de carga, gestão da unidade de conservação e relação desta com a comunidade de Pindamonhangaba.  Após uma apresentação sobre o histórico e características da Unidade de Conservação  (UC), os alunos conheceram o centro de visitantes, a trilha da Ponte, a trilha da Cachoeira e a trilha da Caixa D'água para desenvolver suas observações, fazer perguntas para a equipe do parque e conhecer de perto o ecossistema em recuperação. Em especial, a questão dos java porcos (monitoramento) chamou a atenção. Agradecemos a equipe do Parque Natural Municipal do Trabiju pela excelente recepção e pelos valiosos ensinamentos” ressaltou Prof. Udo Alexandre Wagner, docente da disciplina de Turismo em Ambientes Naturais e Comunidade Local.

Clique na foto para ampliar

Unidade de Coservação como atrativo turístico

A visita ilustrou a importância das UCs, a exemplo do Parque Natural do Trabiju, como atrativos turísticos. A situação de pandemia tem trazendo turistas a passeios como os do Trabiju! Passeios ao ar livre, em conexão com a natureza, a sensação de bem-estar, de liberdade e também o fato dos visitantes estarem abertos a absorverem mais conhecimento, auxiliam na sustentação da questão ambiental que é uma questão global! Por isso a importância dos trabalhos da Câmara Técnica de Uso Público em ordenar e receber esse novo turista e, ao mesmo tempo, atentar para que essa visitação não cause impactos negativos no Parque. Existe ainda dentro do Conselho Gestor, a construção de Edital de cadastramento e capacitação de guias de turismo e condutores ambientais para que estejam habilitados a prestarem um serviço seguro, de qualidade para a prática dos princípios básicos do turismo ecológico e informar a importância da conservação, educação ambiental e pesquisa dentro da UC através do turismo.

Visitação do Parque Natural do Trabiju

O Parque é aberto de segunda a sexta-feira das 7h30 às 10h30 horas e sábado das 8h às 13h horas (domingo fechado) com entrada gratuita, sem agendamento.

O agendamento é necessário somente para grupos organizados, através do sistema digital 1Doc da Prefeitura de Pindamonhangaba, “Central de Atendimento” no link https://pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento, opção “Protocolo” e Assunto “Visitação Parque do Trabiju”

Regina Midori Fukashiro é da
Fundação Fórmula Cultural,
instituição conselheira representante
dos moradores do entorno do Parque desde 2015
e docente do IFSP-CJ.

Icones

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.