Live #2 com Jairo Fogaça e o Balonismo no Vale do Paraíba

Live Jairo Fogaça

Jairo Fogaça chegou em Pindamonhangaba em 2003 e se ressente pela atividade ainda ser desconhecida na região. Vive do balonismo há mais 30 anos. Sim, atua como profissional desportista além de possuir a empresa de promoção e turismo com o balão. Corrige aqueles que acham que é um esporte radical. "Não é! É um esporte de aventura!".  Reconhece que existe um risco, porém bem controlado! Somado à postura responsável dos pilotos, a experiência então, se torna muito mais segura.

Está na atividade desde 1988 e ajudou na fundação da Associação Brasileira de Balonismo que veio a se tornar posteriormente na Confederação Brasileira de Balonismo. Mas desde 1984 acompanha o balonismo em função de "um amigo inglês maluco que trouxe um balão para o Brasil".  Ele mesmo já era meio doido, praticante de enduro e acabou fazendo parte da equipe com seu carro de apoio acompanhando o balão. Naquela época não existiam os recursos que tem hoje como o celular, WhatsApp, GPS e passava o dia procurando o balão, descobrindo acessos pra alcançar o ponto de aterrizagem.

Jairo Fogaça participou dos primeiros Festivais de Balonismo de Torres/RS no começo da década de 90.  Em 1993, tirou o brevê e adquiriu seu próprio balão para ações promocionais e atendeu durante anos grandes marcas como a Corel Draw (cuja logomarca é um balão), Ford e Reebok em quase todo território brasileiro com a sua empresa Voar de Balão.

Em 2000 veio para Pindamonhangaba para auxiliar na promoção de eventos com balões para fomentar o turismo e trouxe muita divulgação da cidade.  O esporte apesar de ser caro, é altamente atrativo. Pindamonhangaba realizou cinco eventos, festivais consecutivos de 2000 a 2003 que compreendiam competições, exposição de balões de forma e o Night Glow, exposição noturna de grande atração pelo efeito luminoso dos maçaricos.  Os festivais proporcionaram a lotação de hotéis, restaurantes e mídia espontânea na imprensa nacional. Entretanto, a politica pública do município em prol da atividade não se consolidou nos anos seguintes...

O exemplo de Torres que é o local mais quente do Rio Grande do Sul, o Festival é realizado no inverno e atrai muitos turistas em plena cidade litorânea. Hoje, após 32 anos de festival possuem duas gerações de praticantes envolvidos com o balonismo. O ultimo festival internacional trouxe mais de 70 balões de vários países.

Sobre os voos panorâmicos

Quanto às rotas, as pessoas comentam assim... "A gente vai dar uma volta de balão? Não, o balão só vai, não volta!", brinca Jairo Fogaça. Os pilotos tem sim previamente, noções da rota, direcionamento dos ventos e tempo de voo conforme quantidade de combustível. Os voos podem chegar até 4500 metros, mas é um caso especial, programado. Um voo comum é feito entre 500 a 600 metros de altitude e paisagem de 360 graus. O voo é acompanhado por uma caminhonete com equipamentos de comunicação e rastreamento até o ponto de aterrizagem, além de uma van para o traslado dos passageiros de volta ao ponto de decolagem. A reserva é feita pelos canais da Voar de Balão no Instagram e Facebook e também por agências de turismo. A reserva da data, preferencialmente, é do cliente e com grupos de 8 ou 12 pessoas, com antecedência de dez dias. Três dias antes, há a confirmação meteorológica. Qualquer imprevisto, o cliente tem 6 meses de carência para reagendar. Os balões decolam de Pindamonhangaba, Aparecida e Guaratinguetá. Após a aterrizagem os passageiros são brindados à tradição francesa com champanhe e recebem certificado, além de se servirem de um breve café da manhã.

Para a pandemia, já estão se adiantando com algumas ações diferenciadas como o voucher com desconto, kit personalizado de máscaras e divisórias de plástico no cesto para seguir alguns protocolos de distanciamento.

Jairo ainda deixou a necessidade de parceiros para ações casadas aos seus voos panorâmicos.  A atividade se dá nas primeiras horas da manhã, com duração de 3 a 4 horas de experiência e por isso, estimula os colegas a oferecerem junto com ele os cafés da manhã, o almoço ou outra atividade complementar para receber seus turistas. Sugere a retomada de turismo local com a divulgação compartilhada no seus estabelecimentos, nas atividades aos quais atua como os colegas dos esportes ao ar livre e outros roteiros locais integrados.

Confira o clima de descontração e o nosso Brinde ao Turismo lá na rede social Facebook Grupo Público Trip Rural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.