Parque Natural do Trabiju, 1a. Caminhada Solidária, em Pindamonhangaba

O Parque Natural Municipal do Trabiju, Unidade de Conservação (UC) localizada ao pé da Serra da Mantiqueira em Pindamonhangaba tem como objetivo a conservação da natureza, a pesquisa científica, a educação ambiental e o turismo ecológico.

E, finalmente reabre oficialmente para a visitação de grupos organizados com uma ação especialmente promovida pela Prefeitura de Pindamonhangaba através do Fundo de Social de Solidariedade e a Coordenadoria de Eventos,  que é a 1a. Caminhada Solidária do Trabiju.

A reabertura do Parque era esperada desde o começo do ano, uma vez que a Unidade de Conservação foi beneficiada ao longo de  2016, com benfeitorias provenientes dos recursos destinados à Câmara de Compensação Ambiental do Estado de São Paulo, para se adequar às necessidades exigidas para o uso público.

Para isso, em novembro de 2016, uma aula de educação ambiental experimental foi realizada no Parque através do Projeto Casa Verde da Prefeitura.  O projeto fomenta a formação de cidadãos conscientes, tornando-os aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental em defesa do Meio Ambiente e a qualidade de vida. Alunos do 4o. ano do ensino fundamental, tiveram a experiência de ter contato com o ambiente e receber informações passadas pelo Professor de Biologia, Julio Voltolini, da UNITAU.

Visando este novo contexto, as primeiras trilhas receberam cuidados e o local já dispõe de alojamento para pesquisadores assim como auditório para atividades de educação ambiental. Porém ainda carece de um profissional qualificado para o gerenciamento das atividades do Parque; um bom plano de sinalização; capacitação de monitores para as visitas guiadas entre outras necessidades pertinentes à área protegida. Enquanto isto não acontece, os guardas ambientais dão as boas vindas e executam a tarefa transferindo aos visitantes um pouco do dia-a-dia do Parque.

A Caminhada Solidária será realizada no dia 21 de maio, domingo, das 8h00 às 18h00 e será aberta para um número limitado de 120 pessoas, divididos em grupos menores evitando-se desta forma impactos negativos no habitat local. Brigadistas estarão dispostos em todo o trajeto da Trilha da Caixa D´Água, parcialmente aberta para visitação, garantindo a segurança do público visitante.

Para participar o interessado precisa se inscrever à partir de terça-feira dia 16/05/2017 comparecendo no Fundo Social, na Rua Dep. Claro César, n° 53, Centro de Pindamonhangaba, preencher um termo de responsabilidade e segurança e levar 1 kg de leite em pó.

A ação contará com apoio da Guarda Municipal, de Brigadistas, Ambulância, Polícia Ambiental, do Conselho Gestor do Parque do Trabiju, entre outros.

O agendamento é feito no Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Pindamonhangaba, nos telefones (12) 3645-1797 / 3645-6230 ou pelo e-mail meioambiente@pindamonhangaba.sp.gov.br, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h00 as 12h00. Os finais de semana são destinados somente à grupos especiais, principalmente pesquisadores, estudantes em grupos agendados, mediante consulta ao Departamento.

Para saber mais:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.