Pousada Dona Ana – Gomeral, Guaratinguetá

A Pousada Dona Ana é uma das referências em hospedagem no Gomeral quando em 1999 começou a receber os primeiros visitantes com apenas duas beliches.  Atualmente, pode acomodar até 55 hospedes dependendo do público, desde grupos de peregrinos, romeiros, famílias e até a moçadinha da aventura.

Possui área de camping com banheiros feminino e masculino e, chalés. São cinco chales que acomodam desde casal até grupos de quatro pessoas em cama de casal e beliche. Dispõe também de dois chalés tipo alojamento que acomodam grupos de 10 a 12 pessoas em beliches. Uma outra casa com varanda ainda acomoda até 15 hospedes. Todos com banheiro e ducha elétrica.

É um dos poucos locais que para atender os romeiros, disponibilizou área de piquete com rancho e pasto para descanso, banho e alimentação aos cavalos.

As refeições são servidas na Casa Grande, sede da propriedade e residência de Dona Ana. Sabe-se que a construção existe há mais de 250 anos. Antigamente não existia nenhuma igreja no bairo e as missas eram celebradas na casa onde existe até hojeum altar com oratório de madeira construído por moradores da casa. Peregrinos passam por ali para as orações quando chegam para o pouso ou quando partem para a Basílica.

Mas o grande diferencial da Pousada Dona Ana é sem dúvida a paisagem cênica!

Por todos os lado que você direcionar o olhar encontrará uma paisagem mais espetacular que a outra. Dali do meio do enorme jardim da propriedade, o visitante avista o cartão postal do Gomeral bem na sua frente, a Pedra Grande. Um maciço que alcança a altitude de 1685 metros em seu topo. Ao fundo da propriedade um platô convida para explorar o que há além daquela linha que parece ser o infinito. O visitante irá se impressionar com a vista do Vale do Paraíba. Duas rochas naturais convidam para um assento para descanso e reflexão. As palmeiras imperiais do jardim já dão um sinal da história de longa data da propriedade que, apesar de restaurada em alguns pontos, ainda mantém sua arquitetura antiga construída em adobe (pau a pique) com janelões e portas enormes em madeira maciça.  Em parceria com o guias locais, oferece passeio pelas trilhas e cachoeiras da região.

E, é neste espaço que acontece todo ano, o mais esperado evento do bairro, o Festival da Truta. Um festival gastronômico que acontece há vários anos e que atrai mais de 10.000 pessoas em três dias de evento muito bem organizado. 2018 foi a 15a. edição.

E-mail: pousada.dona.ana@bol.com.br
Cel/WhatsApp: (12) 99778-6099

Mais sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.