O bairro do Gomeral é uma das regiões onde a preservação é uma das práticas que mais se fomenta da Mantiqueira.
O local é pioneiro na implantação do Programa Produtor de Água da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo que desde 2010, propriedades são monitoradas e remuneradas por recuperar suas áreas degradadas e conservar suas nascentes.
Com isto, a prática da educação ambiental se tornou uma atividade muito propícia para o público que visita a região e o Sitio Guatobi, é um dos locais mais bem preparados para tal fim.
Numa área de 2 alqueires, o sítio vem recuperando toda sua vegetação natural desde 2010 e onde havia somente pasto, seu proprietário o Professor De Paula, estudioso e apaixonado pela riqueza e biodiversidade que a natureza acabou lhe proporcionando, auxiliou com o plantio de mais de 6 mil árvores nativas. Uma das mais raras que o visitante encontrará em seu sítio é a gomeira, a árvore que deu origem ao nome do bairro. A propriedade é margeado pelo rio Guaratinguetá e possui piscinas naturais, cascatas, cachoeiras, grutas, florestas e trilhas situadas a 1.100 metros de altitude na Serra da Mantiqueira.
Tais características proporcionam as chamadas trilhas interpretativas que além de proporcionar contato com a natureza, descanso e fruição, são também meios eficazes na interação turista / natureza e que contribuem na
formação da consciência ambiental. São trilhas de baixa e média dificuldade que comportam visitantes principalmente do turismo pedagógico, estudantil e universitário com cursos diversos, aulas práticas, visitas técnicas, palestras, reuniões e encontros.
Visitas interpretativas são pré-agendadas de quinta a domingo.
Contatos:
- Sitio Guatobi: (12) 99601-5570 / 99187-0597
- Ambitur Turismo Eco pedagógico e Marketing
Telefones: (12) 99601-5570 / (12) 3133-2283
Mais sobre: