Turismo Pedagógico em Pindamonhangaba – Curso

ALTERADA DATA DE INÍCIO DO CURSO ABAIXO
DE 08/07 a 11/07
LOCAL: FUNDAÇÃO FÓRMULA CULTURAL
(Fonte: Sindicato Rural de Pindamonhangaba e SENAR)

O Turismo Pedagógico, ou o turismo estudantil/educacional como alguns preferem chamar, é uma das categorias que mais crescem na atividade.

Escolas públicas e privadas, desde o ensino fundamental até universidades, fazem das atividades em campo uma das principais dentro do programa curricular interdisciplinar. Elas proporcionam entrevistas, debates, raciocínio, interatividade e discernimento na hora de produzir relatórios e trabalhos de conclusão.

E a ruralidade tem sido uma das grandes responsáveis por aliar experiências que abordam conceitos que vão desde tradição, costumes, geografia até economia, passando por biologia, história, ciências sociais, educação ambiental e, até mesmo gestão em agronegócio. Exemplos não faltam nos campos. O Vale do Paraíba tem valor histórico originário da época dos bandeirantes e da revolução de 1932; tem valor econômico desde os registros da extração do pau-brasil em sua fase de colônia, das fazendas escravocratas no cultivo da cana, café, algodão e, das atuais fazendas com a agro floresta, o arroz, eucalipto e as indústrias de ponta localizadas no eixo Rio-São Paulo.

A Agência Quirón, de São Paulo, especializada neste tipo de turismo, tem uma diversidade de roteiros para a região:

Foto: Agência Quiron

Bananal e C.S.N.
As cidades do Vale Histórico apresentam o cenário ideal para o estudo do auge e o declínio da cultura do café no Vale do Paraíba. Patrimônio Histórico, História e Arquitetura são os temas trabalhados nas visitas aos principais monumentos, casas e fazendas da região de Bananal, além de entrevistas com a população local. Na Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, o tema é a industrialização e siderurgia

São Luiz do Paraitinga - Folclore, Arte e História
Neste roteiro o assunto é história, folclore, cultura, arquitetura, e preservação ambiental. São Luiz do Paraitinga abriga o maior conjunto arquitetônico tombado do estado, mas a história da cidade manifesta-se principalmente nas festas tradicionais e no modo de vida caipira. Os alunos tem contato direto com as manifestações culturais e folclóricas da cidade através de oficinas de construção de máscaras, de barreamento, das apresentações de grupos de dança e música e das entrevistas com os mestres da região. O estudo pode incluir atividades ambientais nas trilhas na Mata Atlântica.

Campos do Jordão
O estudo do meio realizado em Campos do Jordão possui um eixo temático de extrema importância: o turismo e seus impactos - crescimento da zona urbana, ocupação irregular, impacto ambiental - iniciando uma discussão não somente econômica, mas também ambiental e social. Temas como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Preservação Ambiental também são abordados.

Picinguaba

Foto: Agência Quiron

No Núcleo Picinguaba, do Parque Estadual da Serra do Mar, o enfoque são os ecossistemas litorâneos: no manguezal, costão rochoso, mata de restinga e mata atlântica, o aluno pode observar aspectos como o solo, vegetação, seres vivos, adaptações dos animais e vegetais a seu ambiente. Os principais temas trabalhados neste local são biodiversidade, preservação ambiental, adaptação e ecologia.

Abrir as propriedades para o turismo pedagógico pode ser um bom negócio e para isso, descobrir a vocação dela pode fazer toda a diferença. Descobrir ou criar produtos para esse fim de forma a atender os programas escolares exige adequação a um público específico que busca mais conhecimento do que vivências. Linguagem e atividades adequados são imprescindíveis para manter o grupo focado e envolvido de forma a atrair sempre, novos grupos.

A caprino cultura, da Fazenda Algodão-Doce, é uma destas referências no turismo pedagógico no Vale do Paraíba (abaixo) e fez parte de diversos roteiros oferecidos pelas agências de turismo estudantil de São Paulo, Rio e Minas Gerais e encontra-se temporariamente fechado para visitação.

Outros atrativos turísticos com apelo, abordagem e infraestrutura ao turismo pedagógico em Pindamonhangaba e região:

  • APTA - Agência Paulista de Tecnologia em Agronegócios
  • Parque Natural Municipal do Trabiju
  • Museu Histórico e Pedagógico D.Pedro I e Dona Leopoldina
  • Palacete 10 de Julho
  • Centro de Memória da Estrada de Ferro Campos do Jordão
  • Fazenda Nova Gokula
  • Pesqueiro e Restaurante Pesque Truta
  • Pesqueiro e Restaurante Serra Azul
  • Orquidário Feiticeira
  • Fazenda Águas da Capoeira (Santo Antonio do Pinhal)
  • Museu Mazzaropi (Taubaté)
  • entre outros

Para capacitação na atividade o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com Sindicato Rural de Pindamonhangaba, promoverá curso para empresários e populações rurais.

Anote na agenda.

 

ALTERADA DATA DO  CURSO DE TURISMO PEDAGÓGICO
DE 08/07 a 11/07
LOCAL: FUNDAÇÃO FÓRMULA CULTURAL
(Fonte: Sindicato Rural de Pindamonhangaba e SENAR)

2 opiniões sobre “Turismo Pedagógico em Pindamonhangaba – Curso”

    1. Olá Ana Cristina!
      Se vc for de Pindamonhangaba, seguem algumas sugestões:
      a) A Agencia de Turismo Aventura está com diversas atividades ao ar livre na Fazenda Nova Gokula, além de programação com vários passeios aqui no entorno de Pindamonhangaba. Confira em https://www.triprural.org.br/apoena-ecoturismo-e-turismo-de-aventura-pindamonhangaba/
      b) O Parque do Trabiju pode ser uma aventura, experiência e de inserção num ambiente de Mata protegida bem diferente para crianças e adolescentes. Confira em https://www.triprural.org.br/parque-natural-do-trabiju-unidade-de-conservacao-como-atrativo-turistico/
      c) EFCJ, somos fãs! https://www.triprural.org.br/efcj-estrada-de-ferro-campos-do-jordao/
      d) Hotel Fazenda Pé da Serra, entre outros como por exemplo os Pesqueiros (alguns tem playgrounds) https://www.triprural.org.br/?s=pesqueiro

      Alguma outra região específica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.