Estrada da Serra Preta, no Pico do Itapeva, é aberta ao público

Uma boa notícia aos turistas apreciadores do Pico do Itapeva, em Pindamonhangaba.

Finalmente, no final de dezembro de 2017, foi liberado o acesso ao Pico do Itapeva, pela Estrada da Serra Preta, nas montanhas de dois bairros rurais da região: do Rodeio e dos Oliveiras.

Numa força tarefa da Prefeitura, Ministério Público e comunidades locais, a Estrada foi finalmente aberta sob ordem judicial que o proprietário da empreendimento turístico Parque Pico do Itapeva, se recusava a cumprir desde que a Estrada foi recuperada.

Quem estiver em Campos do Jordão, com o novo acesso poderá descer a encosta e conhecer as terras pindamonhangabenses.

A Trip Rural conheceu o acesso logo no início de sua recuperação e ficou encantada com tanta beleza e, felizes com a nova economia sustentável que será gerada na região: o turismo ecológico, de contemplação e aventura.

Por se localizar quase no cume das montanhas da Serra da Mantiqueira, a estrada é propícia somente para os acostumados com o hiking, bike, cavalgada, jipe e motocicletas do bem! Não é para os fracos, não, viu! Veículos, somente os tracionados.

Até 30 anos atrás, o acesso servia os antigos moradores para comercializarem seus produtos no Pico do Itapeva e Campos do Jordão. Banana, queijo, artesanato em folha de bananeira e bambu eram os principais produtos que davam sustentabilidade aos bairros do Rodeio e Oliveiras, no alto da montanha. Com o crescimento do parque industrial na cidade, as feiras livres no centro se tornaram mais interessantes financeiramente pelo aumento do consumo da população que crescia. A municipalidade melhorou o acesso para produtores da região e deixou de lado a manutenção da estrada que levava ao Pico. A antiga estrada se transformou em trilha, sendo utilizada nos últimos anos somente por praticantes do motocross.

Senhor João Benedito dos Santos, proprietário de uma das áreas por onde a estrada dá acesso, nasceu e cresceu na região. Ouvir as histórias que Sr. João conta sobre a região é um atrativo à parte. Proprietário também do Pesqueiro e Restaurante Serra Azul, especializado em truta, o turista poderá descansar da aventura e fazer sua refeição no local.

Para chegar ao Pico do Itapeva pela Estrada da Serra Preta, siga pela Estrada Municipal João Egídio da Cunha, no do Piracuama. O visitante passará pela Pesqueiro e logo à frente seguirá pelo novo acesso.
Telefone: (012) 99716-5143
Coordenadas geográficas -22.80169, -45.53642

TV Trabiju

A TV Trabiju é o nosso canal de vídeo que mostra um pouco de nossas andanças pela região.
O canal homenageia uma das Unidades de Conservação mais importantes do Vale do Paraíba!
Divirtam-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.