Parque Natural do Trabiju, em Pindamonhangaba, reabre para visitação

Finalmente o Parque Natural Municipal do Trabiju, Unidade de Conservação localizado nas montanhas da Serra da Mantiqueira na região de Pindamonhangaba, é reaberto à visitação.

A reabertura do Parque se deu no último domingo (21/05) com uma ação solidária promovida pela prefeitura em conjunto com o Fundo Social do Município para uma caminhada de 3 km à partir da doação de 1 lata de leite em pó, a 1a. Caminhada Solidária do Trabiju.

A trilha da Caixa D´Água, escolhida para a atividade é de baixa dificuldade e começou ali mesmo próximo ao Centro de Visitantes. É uma trilha larga onde a vegetação do entorno está em recuperação e não é preciso caminhar muito para o visitante perceber a mudança da vegetação que se torna mais densa e o ar mais fresco e úmido. É uma das principais trilhas onde se encontra a espécie mais esperada a ser avistada, o sapinho-dourado, endêmico da mata atlântica de cor alaranjada e do tamanho da unha de um adulto. Outras espécies também são encontradas como o sapo-folha, a aranha-flor e uma infinidade de insetos, repteis, mamíferos, felinos, roedores e pássaros. Outras trilhas com acesso às cachoeiras e com níveis de dificuldade variadas também serão preparadas para visitação.

O Parque Natural, como toda Unidade de Conservação, continuará a se adaptar para voltar a receber grupos de pesquisadores, estudantes e visitantes que buscam o turismo ecológico e sustentável.  O local possui alojamento com dormitório, cozinha, toaletes, salas de estudo, trabalho e auditório para apresentações. As famosas ocas que dão identidade ao local, inspiradas pelo arquiteto urbanista Dr. Ney Marcondes, dispõe de espaço para receber exposições, uma delas intitulado "5 Elementos".  Com uma série de painéis e objetos interativos que abordam assuntos referente ao ar, água, fogo, terra, reciclagem do alumínio, e outros que ainda ilustram o bioma Mata Atlântica, a Fauna, Flora e Lendas da região.

Para visitação, o agendamento é feito no Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Pindamonhangaba, nos telefones (12) 3645-1797 / 3645-6230 ou pelo e-mail meioambiente@pindamonhangaba.sp.gov.br, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h00 as 12h00. Os finais de semana são destinados somente à grupos especiais, principalmente pesquisadores, estudantes em grupos agendados, mediante consulta ao Departamento.

Confira alguns momentos dentro do Parque Natural do Trabiju

Outros assuntos relacionados:

Turismo fotográfico

Vídeos

AVISTAR Fair Brasil 2017

5 opiniões sobre “Parque Natural do Trabiju, em Pindamonhangaba, reabre para visitação”

    1. Olá Ana Camila!
      Obrigado por visitar nossas páginas.
      O Parque é aberto a visitação de segunda a sexta-feira e em breve terá definido também alguns finais de semana fixos para tal fim.
      Atente às ações da Prefeitura, gestora do Parque, que promove caminhadas periodicamente aos finais de semana.
      Ficamos felizes com seu comentário. Anotado!
      Continue visitando nossas páginas.
      Abraços da Trip Rural

      1. Boa tarde! Qual endereço do parque, pois gostaria de ir ? como fazer o agendamento ? o parque é gratuito e qual o horario de funcionamento ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.