Pesqueiros em Pindamonhangaba, vocação.

É isso mesmo!

A equipe do Trip Rural saiu por toda área rural de Pindamonhangaba pra descobrir qual a identidade dessa cidade e do que gostam de fazer e curtir nos momentos de lazer.

Não é à toa que a cidade tem esse nome de origem tupi que significa "Lugar onde se produz anzóis" - Pindá (Anzol), Monhang (Fazer) Aba (Lugar ). Por aí se demonstra que desde o princípio a região era referência na pesca, o que consequentemente se refletiu na cultura e hábitos dos povoados cortados por este grande rio que é o Paraíba e que dá nome ao vale.

Isto explica o hábito, até os dias atuais, de uma das atividades de lazer mais apreciadas pela população, o da pescaria que, inclusive, atrai visitantes de muitas cidades vizinhas.

A cidade rica em córregos, privilegiada por dois balneários importantes - o Piracuama e o Ribeirão Grande - alimentados pelas águas que nascem no alto da Serra da Mantiqueira permitem que Pindamonhangaba ofereça a atividade tanto da pesca esportiva como o pesque&pague. Os tanques oferecem a maior diversidade de espécies desde truta, tilápia, pacu, matrinxã, dourado, cat fish, black bass, jundiá, pintado, carpa, até alevinos e juvenis para abastecer outros pesqueiros ou lagos convencionais. São mais de 10 pesqueiros espalhados pela área rural da cidade.

Todos são servidos de seus restaurantes com cardápio próprio e a Trip Rural encontrou em cada um deles, um diferencial que os tornam especiais. Características como cachaça artesanal, espaço com playground, música ao vivo, infraestrutura para hospedagem em chalés entre outros, possibilitam atender a todos os públicos.

O maior atrativos dos pesqueiros de Pindamonhangaba é sem dúvida o preço. Bem acessível em relação às outras cidades da região, a diferença atrai muitos visitantes de Taubaté, Campos do Jordão, São José dos Campos e Tremembé, principalmente.

E, para receber este público, os pesqueiros têm investido na infraestrutura de alimentação, oferecendo desde petiscos à partir dos próprios pescados até fartos buffets para atender a todos os paladares. Saladas, carnes, massas, doces caseiros além de outras sobremesas fazem parte do cardápio.

Recentemente, a APTA - Agência Paulista de Tecnologia em Agronegócio, Polo Vale do Paraíba, realizou em novembro último, a Oficina de Processamento Artesanal de Pescados. “A região do Vale do Paraíba abriga muitos criadores de peixe em viveiros escavados e tanques-redes, além de pesque-pagues que possuem restaurantes e têm interesse no processamento e conservação do pescado”, afirmou Adriana Sacioto Marcantonio, pesquisadora do Polo Regional da APTA. Além disso, o encontro possibilitou detectar outra fatia que começa a crescer no mercado de peixes que são as várias formas de seu processamento como o de filetagem, preparo de porções empanados ou a milanesa para fritura e a linguiça de peixe. Com isto, permite-se agregar valor ao negócio abrindo um leque de opções de produtos e oportunidades para os empresários. Gera faturamento, proporciona mais postos de trabalho e, consequentemente, maior desenvolvimento econômico.

Conheça um pouco destes atrativos e empreendimentos, todos marcados em nosso Mapa:

Balneário do Piracuama

  • Clube de Pesca Arca de Noé na Anhanguera (Pesca Esportiva): A área do restaurante foi totalmente reformada e um dos poucos com área de playground para as crianças.
  • Pesqueiro e Restaurante Serra Azul no bairro das Oliveiras (Pesque&Pague): Especialidade é a truta, oferece a truta defumada e limpeza do pescado. O visitante não pode sair de lá em conhecer as cachoeiras da propriedade e as trilhas devidamente sinalizadas.
  • Pesqueiro Vila Rica no Bonsucesso (Pesque&Pague): Também é criadouro e oferece o serviço de limpeza do pescado.  Hospitalidade nota 10!
  • Pesqueiro Bom Sucesso no bairro de mesmo nome (Pesca Esportiva): Ao acessar o local o visitante terá uma sensação de aconchego por ser um pesqueiro menor.

Balneário Ribeirão Grande

  • Restaurante Pesque Truta Ribeirão Grande (Pesque&Pague): Especialidade em truta e lançou há pouco tempo sua cachaça artesanal. Possui estrutura para hospedagem em chalés.
  • Pesqueiro Armazém da Graminha (Pesque&Pague): o mais novo na região e de fácil acesso.

Outros:

E você, conhece mas algum pesqueiro na região? Indique pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.