Rodada de negócios no turismo do Vale do Paraíba e Serras

Aconteceu no ultimo dia 07 de novembro o Primeiro Encontro de Guias de Turismo e Receptivos para o Vale do Paraíba e Serras, em Pindamonhangaba.

Promovido pela AMAVAP - Associação de Amigos das Serras da Mantiqueira e do Mar e do Vale do Paraíba, juntamente do projeto Trip Rural, o evento reuniu mais de 50 participantes representando os municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Serra da Bocaina. Conhecidos na categorização do Regionalismo do Ministério do Turismo como as regiões do Rios do Vale, Mantiqueira Paulista e Vale Histórico respectivamente, participaram além de Pindamonhangaba, também os representantes das cidades de Taubaté, Tremembé, Caçapava, Campos de Jordão, Aparecida,  Guaratinguetá, Cunha, São José do Barreiro, Lagoinha e Resende do Rio de Janeiro que trouxeram seus atrativos, pacotes de serviços e informações úteis.  Representantes dos restaurantes, hotéis, pousadas, fazendas, atrativos do lazer e da aventura, empresários do transporte, consultores em turismo, proprietários, agricultores rurais e até o nosso portal tiveram a oportunidade de expor seus produtos e serviços, defender sua proposta turística e encontrar a outra ponta da atividade responsável pela conexão de todos estes atores, ou seja, os guias e agentes de turismo. Guias emissivos buscaram novos destinos e se aproximaram dos receptivos.

Realizado na Pousada Sagrados Corações, em Pindamonhangaba, o período da manhã foi reservado para apresentações pessoais e a importância desta iniciativa na atividade turística. Contou com a presença de instituições importantes como a Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba - ACIP, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, Sindicato Rural, além da Diretoria de Turismo do município.

O Encontro teve enfoque comercial visando a aproximação entre empresários, comerciantes e prestadores de serviço pertencente à toda cadeia produtiva. Realizar o network entre os convidados ultrapassou as barreiras da concorrência predatória e reuniu representantes de suas categorias num mesmo espaço para seu fortalecimento.

Todas as categorias de turismo estavam representadas no Encontro!

O turismo de lazer e aventura do balonismo da Voar de Balão; o rapel, tiroleza, ecoturismo da Agência APOENA; o caminhão militar do REO da Bicas (Pindamonhangaba) e; as trilhas de jeep da Agência Wanderlust Offroad & Adventures (São José do Barreiro). O turismo religioso da Rio Santo que promove a navegação de balsa no Rio Paraíba do Sul e da Agência Vale Receptivo para as cidades do circuito religioso (Aparecida). O turismo pedagógico da Fazendinha Toriba (Campos do Jordão); o histórico cultural da centenária Fazenda São Francisco desde 1813 (São José do Barreiro); o gastronômico dos restaurantes Gomeral e Bela Vista (Guaratinguetá); o turismo rural dos Sertões de Taubaté (Taubaté) e até o de sensações da Nestlé Tour com sua visitação à fábrica de chocolates (Caçapava).

Ademir Lopes Pereira - Pousada Sagrados Corações

Na opinião de Ademir Lopes Pereira, da Pousada Sagrados Corações, "esclarecimentos aos empresários da importância do guia qualificado, regulamentado" foi uma das abordagens que lhe chamou a atenção uma vez que num eventual incidente com o turista, o atrativo é responsável por prestar auxílio. Os guias de turismo credenciados pelo Ministério do Turismo possuem em suas praxes, cursos de primeiros socorros e outros o de sobrevivência e resgate e ainda incluem seguro nos pacotes o que proporciona mais segurança também para aos empresários.  É o caso da Agência de Turismo Ecológico e de Aventura APOENA, de Pindamonhangaba, que expôs seus equipamentos e procedimentos nas atividades ao ar livre que proporciona e, da AGUIATUR - Associação de Guias de Turismo de Campos do Jordão.   Trasportadoras também devem seguir os procedimentos e certificações pertinentes ao turismo no que tange ao seguro e permissões de rodagem dentro e fora de seu município e outras regiões e a Univale Fretamento e Turismo, foi exemplo de participação que segue os padrões do turismo responsável deixando seus veículos em exposição.

Gabriel Rezende da Agência APOENA

Outros destaques do encontro foram a oferta de circuitos e roteiros existentes na região e a diversidade de atrativos para todo tipo de público. Foi o caso da própria Trip Rural ao lançar no evento a proposta do Circuito dos Pesqueiros formatado à partir da vocação da região de montanhas e várzeas. As águas geladas e cristalinas da Serra da Mantiqueira proporcionam a criação e pesca da truta. Já as várzeas do Rio Paraíba proporcionam a pesca e consumo de pescados de água doce tendo a tilápia como o principal espécie além das pantaneiras e até o camarão de água doce. Outros circuitos e roteiros fazem parte da proposta como Circuito do Pedal, o Roteiro dos Orgânicos e da Observação de Pássaros. Vale destacar que alguns atrativos também lançaram roteiros diferenciados dentro dos limites de sua propriedade como é o caso da Reserva Rio das Pedras para os públicos pedagógico, melhor idade e outro de aventura que envolvem o pedal e o trekking.

O período da tarde, foi reservado para a rodada de negócios com troca de cartões, questionamentos sobre os atrativos e fechamento de negócios.  Exposição e venda de produtos, degustação, sorteios de brindes dinamizaram o encontro.

Confira os participantes deste Primeiro Encontro:

GUIAS DE TURISMO
Andrea Atala - Resende/RJ
Edna Maria e João Carlos Tobias - Cunha/SP
Emilene Ribeiro Leandro e Fabio de Oliveria - Pindamonhangaba/SP
Flavia Vieira e Patricia de Biase da AGUIATUR - Campos do Jordão/SP
João Gilberto de Oliveria do Vale Receptivo - Guaratinguetá/SP
Rosana Macedo - Taubaté/SP
Talles Henrique de Souza - Lagoinha/SP

RECEPTIVOS 
Aparecida
Rio Santo Turismo

Caçapava
Nestle Tour

Campos do Jordão
Fazendinha Toriba
Hotel Toriba
Kivy Hospitality

Guaratinguetá
AMBITUR - Turismo Ecopedagógico e Marketing
Restaurante Gomeral
Trutaria Bela Vista

Pindamonhangaba
ACIP Associação Comerical e Industrial de Pindamonhangaga
Agencia APOENA
Hotel Intercity Pátio Pinda
Hotel Sleep Inn Pinda
Fazenda Nova Gokula
Pousada Sagrados Corações
REO das Bicas
Reserva Oryba
Reserva Rio das Pedras
Sindicato Rural de Pindamonhangaba
Sítio Eco Recanto Lotus
Trip Rural
Univale Turismo
Voar de Balão

São José do Barreiro
Fazenda São Francisco
Wanderlust Offroad & Adventures de São José do Barreiro

Taubaté
Mabel Balthazar Alimentão Saudável e Massagem Ayurveda
Sertões de Taubaté Mais sobre o evento:

Organização

Realização

Apoio institucional

 

patrocínio

logo-pousada sagrados coracoes
Logo ACIP

1 opinião sobre “Rodada de negócios no turismo do Vale do Paraíba e Serras”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.