Turismo sensorial, Pindamonhangaba

E o Portal TRIP RURAL apadrinhou o projeto pedagógico de alunos do curso de Guias em Turismo do SENAC Guaratinguetá.

A tarefa faz parte do Projeto Integrador onde os alunos devem pesquisar, desenvolver e propor um roteiro inovador e que, se possível, envolvesse todo o trade turístico (hospedagem, alimentação, comércio e transporte) para as cidades do Vale do Paraíba.

As cidades de Cruzeiro, Roseira, Canas, Guaratinguetá, Cunha, Aparecida do Norte, Taubaté, Cachoeira Paulista e Pindamonhangaba vêm sendo o campo de estudo dos grupos supervisionados pelo corpo docente da instituição que, ao final do tarefa, são apresentadas pelos alunos aos colegas em forma de visita técnica guiada.

E a Trip Rural deu sua contribuição!

Procurados pela aluna Emilene Ribeiro, a gente pensou em como auxiliar na formatação de seu roteiro inovador em Pindamonhangaba, cidade onde nasceu. A tarefa de Emilene, além de integradora, tinha que ser  inovadora e buscou corajosamente a inserção de turistas com necessidades especiais (PNE), mais especificamente, os deficientes visuais (DV). Para isso, ainda teve a ajuda especial da amiga Sra Maria Geralda P. Pinto (75) (foto ao lado), deficiênte visual desde os 7 anos de idade.

E, pensando neste público, a gente preparou um roteiro também especial dedicado não somente na acessibilidade mas, principalmente, no conforto e vivências dos quais poderiam desfrutar. Tudo foi pensado com carinho e cuidado com o intuito de se tornar futuramente, numa proposta concreta de turismo sensorial.

Formatado a quatro mãos, os alunos foram recepcionados pelo trade turístico da cidade, que tinham total adequação com a proposta inovadora pensada para Pindamonhangaba e região do Vale do Paraíba.

Nas extremidades Renata e Jeferson da Pindatur, Emilene Ribeiro do SENAC e Ronaldo Reis Sleep Inn Hotel, centro.

Confira como foi o roteiro do dia!

A ação ainda contou com o apoio institucional, além dos atrativos e estabelecimentos acima, também da Imobiliária Palacete, Videre e Roberto Alves Jr artes visuais, Câmara dos Vereadores de Pindamonhangaba e do Projeto Sertões de Taubaté.

E, como tarefa pedagógica, não faltou os mimos oferecidos pela aluna anfitriã que preparou um kit contendo souvenires da Comunidade Cerâmica e de artesãos de Pindamonhangaba, um docinho artesanal e água mineral para o passeio. Tudo para ficar na memória e encantar o coração dos visitantes como sinal do bem receber.

Parabéns à todos os envolvidos!

Apoio:

2 opiniões sobre “Turismo sensorial, Pindamonhangaba”

  1. Muito interessante!!

    Para bens.

    Sou guia de turismo e agente de viagens. No Rio de Janeiro.

    Este roteiro é fantástico..

    Aqui no RJ.. tem algum?

    1. Olá Elizabeth Christino!
      Obrigado por visitar nossas páginas e pelo comentário.
      Bacana, não é mesmo? Nós também ficamos felizes com o resultado e esperamos avançar na proposta aqui na cidade e região.
      Infelizmente, desconhecemos roteiros com o mesmo perfil. Entretanto, você poderia entrar em contato com os Parques Nacionais (da Tijuca, Serra dos Órgãos, por exemplo e verificar alguma proposta por parte deles, o que acha?
      Você teve oportunidade de acessar este texto http://www.triprural.org.br/turismo-sensorial-no-parque-natural-do-trabiju-pindamonhangaba/? Com pouco recurso e muita criatividade, tivemos uma manhã muito agradável que pode ser adaptado aos PNEs.
      Se precisar de contatos nos Parques Nacionais, é só acenar que podemos aproximá-la já que a Fundação Fórmula Cultural, entidade idealizadora deste Portal Trip Rural, também tem relação com ações de preservação. Fique à vontade.
      Abraços e bons negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.