Descubra aqui qual tipo de turismo você procura, que tem a sua cara!  Chame amigos, familiares ou, se você é agente ou guia de turismo, traga seu grupo!

Peregrinos no Ribeirão Grande 06

Rural

“Conjunto das atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”. (Marcos Conceituais – MTur)

Gastronômico

O turismo gastronômico é caracterizado normalmente pelos festivais que aproveitam da sazonalidade para a sua realização, permitindo que o turista encontre eventos durante o ano todo e em diversas regiões. Eles ocorrem, justamente, para a valorização da gastronômica de um local ou comunidade, o que permite que através dele, o turista tenha acesso à identidade cultural e à história daquele povo.

Fotográfico

Apesar de não possuir classificação no Ministério do Turismo, impossível não fazer relação da fotografia com o turismo. O acessório mais comum de um turista é a câmera fotográfica com o intuito de eternizar os melhores momentos. Normalmente o turismo fotográfico tem mais apelo aos lugares em que o destino são de belas paisagens e natureza exuberante.

Ecológico

Também conhecido como Ecoturismo, ele está relacionado ao deslocamento de pessoas para espaços naturais com ou sem equipamentos receptivos, motivados pelo desejo ou necessidade de estar no meio da natureza. Pode ser focado para observação passiva da flora, da fauna, da paisagem e dos aspectos cênicos do entorno. Incluem-se também aqueles que buscam uma observação participativa e interativa com o meio natural, na prática de longas caminhadas, escaladas, desbravamentos e aberturas de trilhas.

Aventura

“Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não-competitivo”. (Marcos Conceituais – Mtur)

Desportivo

Turismo de Esportes compreende as atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação de modalidades esportivas.  Para fins turísticos, são consideradas as atividades de caráter competitivo como as disputas oficiais (torneios, campeonatos), organizadas por entidades representativas (associações, federações, confederações) e as disputas ditas “amistosas”, sejam praticadas por profissionais ou amadores.  É a participação do turista como espectador, torcendo ou assistindo a apresentação de alguma modalidade esportiva.

Pedagógico

A proposta do turismo pedagógico é de proporcionar uma experiência transformadora de ensino, fora do ambiente da sala de aula. Se caracteriza por viagens programadas dentro do calendário escolar, além de ser objeto de notas e provas. É um tipo de ensino que agrega experiência, vivência e transformação aos estudantes.

Religioso

Está relacionado à religiões institucionalizadas tais como as afro-brasileiras, espírita, protestantes, católica, as de origem oriental, compostas de doutrinas, hierarquias, estruturas, templos, rituais e sacerdócio.  A busca espiritual e a prática religiosa, nesse caso, caracterizam-se pelo deslocamento a lugares considerados sagrados e a eventos comemorativos.

Cientifico

É um tipo de visitação a destinos com o objetivo de realizar observações e coletar dados válidos passíveis de utilização em atividades e trabalhos com rigor científico. Somam ainda àqueles visitantes que buscam especialização profissional em locais que apresentam demanda, tecnologia em áreas específicas do conhecimento, muitas vezes carentes em suas regiões.

Histórico

O turismo histórico é comum em locais ricos em patrimônio histórico e cultural presente no conjunto de monumentos históricos, obras de arte, restos pré-históricos, documentos, manifestações artísticas de culturas passadas e como ele vive e está presente em comunidades que preservam e mantém sua identidade étnico-cultural.

Cultural

“Turismo Cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura”. (Marcos Conceituais – MTur)

A gente quer contar a sua história!

Conte pra gente a sua história e o que você faz pra oferecer experiencias exclusivas aos seus visitantes!

 

Icones