https://www.triprural.org.br/wp-content/uploads/2016/12/cropped-Hotel-Fazenda-300-logomarca.png

A TRIP RURAL surgiu em 2014, à partir da necessidade de auxiliar, não somente os turistas na busca de um lugar legal para uma viagem ou um passeio, mas também para auxiliar os próprios moradores de suas cidades. Muitos não conheciam as belezas, curiosidades, serviços e atrativos que o local proporcionava e, ao serem questionados enviavam o visitante para a cidade vizinha!

Sensibilização e mobilização

Era preciso garimpar os atrativos locais no entorno de nossa base de Pindamonhangaba. Sediados na área rural da cidade com o Rio Paraíba do Sul de um lado e a Serra da Mantiqueira do outro, tomamos as estradas rurais e, sem rumo, acabamos nos deparando com uma diversidade de atrativos que poderiam transformar o município. E assim, o fizemos!  Passamos a sensibilizar trabalhadores, proprietários e empresário das atividades do turismo, da produção de alimentos para imergirem numa nova realidade e obter uma fonte de renda complementar. Das sensibilizações, nasceram as ações em prol da economia e da sustentabilidade tanto financeira como ambiental tendo o próprio universo onde estão todos inseridos, sua principal fonte de matéria prima.

O Projeto

Desde então, a iniciativa que nasceu dos campos de Pindamonhangaba, passou a extrapolar suas fronteiras e, assim como os velhos tropeiros, trilhou por caminhos abertos em direção às cidades vizinhas. Guaratinguetá, Santo Antonio do Pinhal, Tremembé, Taubaté, Cunha, São José do Barreiro entre outras.

A vizinhança passou a ser mapeada, apontada e divulgada através de plataformas digitais somente como canal de comunicação. Portal como fonte de referência informativa e institucional e, as Redes Sociais para relacionamento e engajamento de nosso público são apenas instrumentos do Projeto.  Nossa linguagem é o audiovisual como ferramenta cultural pra inserção e propagação das informações, do conhecimento e esforços.  A internet é o meio que permite levar até (e trazer) àqueles atrativos embrenhados no fundo dos vales e serras extrapolando as mesmas fronteiras. Uma linguagem simples, informativa, interativa, direta e com vários recursos, experiências e conteúdo diferem o Projeto Trip Rural de qualquer outra iniciativa!  O que é corriqueiro pra alguns, pra gente não é! São através das diferenças que identificamos cada um e após o garimpo, a gente vai lapidando até encontrar a essência e o valor de cada ator do meio rural.

Mapa

Por isso, preparamos um Mapa para o nosso visitante, ou seja, você!. Quem não sai com esta ferramenta para explorar novos lugares? O turista e o guia de turismo poderão acessar de qualquer lugar, seja do seu notebook, tablet ou celular. Todos os locais sugeridos são apontados com um PIN (marcador) de acordo com sua categoria de atividade. É só escolher pra saber como chegar e o mais importante, o quê vai encontrar. Pra navegar melhor nele, siga o passo-a-passo!

Turismo para todos os públicos

Uma lista de opção de passeios, atividades, eventos listados por categoria de turismo. Desde o rural até científico, passando pelo fotográfico e o de aventura e muitas outras fazem com que escolha aquele que tem a sua cara!

Informações úteis

Todos as informações de dias, horários de funcionamento, formas de pagamento, tipo de cardápio, hospedagem e outras informações dos atrativos turísticos estarão disponíveis no Mapa e nas nossas páginas internas para que os visitantes não percam viagem ou sejam surpreendidos pela falta de informação.

Novidades

A gente também traz as novidades que rolam pela região, sejam sobre novos locais de visitação, suas agendas de atividades, as festividades que dão a identidade de cada gente e outras informações que vão atender as suas dúvidas e enriquecer seu conhecimento.

Dicas de passeios

Sugestões de destinos e circuitos de acordo com a vocação de cada localidade e também sugestões de roteiros dentro deles garantem boas opções de passeios com recomendações bem planejadas. A gente visita um por um, pra se certificar de que será bem atendido!

Fotos e Vídeos

Quem faz turismo não pode deixar de fazer registros! Por isso não poderiam faltar fotos e os filminhos de nossas andanças. Uma imagem vale por mil palavras e a nossa percepção pode ser diferente da sua, por isso, nada melhor do que você conferir junto com a gente e de forma interativa!

Associativismo

Assim o Projeto inspirou e se mobilizou no coletivo AMAVAP (Associação de Amigos das Serras da Mantiqueira e do Mar e Vale do Paraíba) .  Dias de campo, palestras, capacitações, encontros de turismo e viagens de familiarização aproximam profissionais, técnicos, produtores, criadores, instituições, agências, guias de turismo e atrativos fortalecendo grande parte da cadeia produtiva do meio rural.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O meio rural é um dos universos mais carentes de políticas públicas nos municípios brasileiros. Educação de qualidade; trabalho digno e crescimento econômico, redução de desigualdades e; paz, justiça e instituições eficazes são objetivos que acreditamos alcançar tendo a atividade turística em meio rural e como vetor para alcance destes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Trip Rural na mídia

Conheça a equipe

Regina Midori Fukashiro

Regina Midori Fukashiro

Editora e Coordenadora de Projetos

Produtora Cultural, é membro da Fundação Fórmula Cultural, com formação em Administração de Empresas e qualificações em Comunicação e Turismo Rural. Atua na coordenação de produção audiovisual para emissoras de TV do Japão no Brasil. É membro da AMAVAP - Associação de Amigos das Serras da Mantiqueira, do Mar e do Vale do Paraíba e membro do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Trabiju com passagens pelos Conselhos Municipais de Cultura, de Defesa do Meio Ambiente, Turismo e, do Fórum de Educação de Pindamonhangaba.

Shun Fukashiro

Shun Fukashiro

Diretor de fotografia e Cineasta

Documentarista e Diretor de Programas de TV, é membro da Fundação Fórmula Cultural e formado em Engenharia Civil. É roteirista, escritor, tradutor intérprete e coordenador de produção audiovisual para emissoras do Japão no Brasil. Membro do Conselho Fundador Honorário da AMAVAP - Associação de Amigos das Serras da Mantiqueira, do Mar e do Vale do Paraíba e membro do Conselho Gestor da Unidade de Conservação Parque Natural do Trabiju, com passagem pelo Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Pindamonhangaba.

voce

Você

Aquele que faz a diferença

O portal é colaborativo e se você é do tipo que quer deixar sua contribuição com informações sobre sua região, então envie pra gente!

Cartão de Visita Trip Rural Midori (1)

Buscamos

Resgatar as tradições de nossos comunidades;

Fomentar atividades econômicas em nossos campos;

Estimular parcerias e capacitação profissional;

Proporcionar o trabalho e a renda;

Defender nossos recursos naturais e;

Buscar melhor qualidade de vida.

Esta é uma iniciativa da Fundação Fórmula Cultural

www.formulacultural.org.br

e parceiro institucional