Cerejeiras e orquídeas no Sítio Katayama em Santo Antonio do Pinhal

O Sítio Katayama é um dos que fazem parte do Circuito das Flores da cidade de Santo Antonio do Pinhal.

A cidade, assim como sua vizinha Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal também se destaca pelas orquideas e cerejeiras que florescem nas montanhas da Mantiqueira.  Atraem muitos turistas para a contemplação em suas praças assim como para a aquisição direta nas diversas propriedades que cultivam as flores e árvores.

Sr. Shigeru Katayama (abaixo) é um dos precursores dentro da colônia japonesa e foi também responsável em trazer as primeiras mudas de cerejeiras do Japão. Junto com seus colegas da região, é membro da comissão organizadora de um dos Festivais mais importantes do Brasil, o Festival das Cerejeiras de Campos de Jordão, que em 2017, alcançou sua 49a. edição.

Como todo imigrante japonês, teve uma vida dura na infância. Saiu de casa jovenzinho para poder ter a oportunidade de estudar em São Paulo. Voltou aos campos para o cultivo de hortaliças. A certa altura teve nas cenouras a oportunidade de fornecer toda sua produção exclusivamente ao Jóquei Clube do Rio de Janeiro o que proporcionou  iniciar seu patrimônio e se fortalecer como produtor e pai de família.

Quando iniciou o cultivo das flores, viu ali mais uma oportunidade para a colonia japonesa, que se reuniu numa associação de produtores agrícolas para a produção coletiva. A comunidade tornou-se tão representativa que recebeu o reconhecimento da municipalidade que criou o Circuito Turístico das Flores, um dos mais importantes da cidade. Por amor as árvores, plantou sozinho todas as mudas que cortam o acesso que leva Santo Antônio do Pinhal a Campos do Jordão pelo bairro Renópolis. Orgulha-se, exclusivamente, de ter conseguido custear os estudos universitários de todos os filhos, hoje profissionais atuantes em suas áreas. Sua humildade expressada numa risada divertida e modesta expressa as grandes contribuições que deixou na colônia como Presidente da entidade em várias gestões, na cidade como vereador e, no Vale do Paraíba por atrair com suas árvores e flores, não somente pássaros, mas sim, muitos turistas!

Hoje desfruta com tranquilidade os primeiros passos de netos e bisnetos abraçando o sítio. Da mesma forma os descendentes seguem o mesmo caminho dos estudos, e não escondem a vontade de manter a tradição na família.

Sr Katayama gosta de receber turistas e visitantes em seus jardins, estufas e gosta também de contar e ouvir histórias.

Vá lá, conte a sua e não saia sem trazer uma das flores para ser multiplicada dentro ou fora do Vale do Paraíba.

Endereço: Estrada do Barreiro, km 4,5 – Bairro Renópolis - Santo Antônio do Pinhal.
Telefone: (12) 3666-1161

Confira a galeria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.