Cogumelos shiitake, menu de pescados e feira da breganha em Pindamonhangaba

E mais uma vez a Trip Rural bolou um roteiro super legal para os turistas da Tumura Turismo e Eventos de São Paulo.
Acostumados a visitarem outras regiões de São Paulo, a Trip Rural tema conquistado os corações dos grupos da Meire Tumura Yasuda e Fabio Yasuda, sócios da Tumura Turismo.
A gente garimpou atrativos, lapidou propostas antes desconhecidas e resgatou outros que merecem o prestígio de grupos que buscam um bom serviço e as mais inovadoras experiências.

Reserva Rio das Pedras - Cogumelos Shiitake

Atualmente, as cidades brasileiras que tem a produção de cogumelos como atividade melhor desenvolvida, são justamente àquelas próximas a região serrana do Rio de Janeiro e São Paulo, nesta faixa que se estende ao longo do Vale do Paraíba.   O número de propriedades que cultivam cogumelos ainda é pequeno se comparado ao potencial que a região possui frente a demanda crescente por produtos que usam o cogumelo como matéria-prima.

A Reserva Rio das Pedras, em Pindamonhangaba, é um caso à parte.  Uma das únicas propriedades especializadas em fornecer o substrato do cogumelo shiitake, ou seja, a matéria prima do cogumelo onde é inoculado o fungo destinado aos produtores em escala, possui uma infraestrutura bem interessante para os curiosos da agricultura, gastronomia e biólogos.

Fernanda e o marido João comandam a produção destes substratos à partir de um laboratório, antes montado em Mogi das Cruzes, a meca da agricultura familiar. Desde o final de 2017 estão instalados em sua terra natal, em Pindamonhangaba, na fazenda da família que agora se abre para a visitação com foco no turismo rural e pedagógico.  Recentemente, recebeu os alunos estagiários do Curso de Turismo Rural da FATEC de Jacareí e, um grupo da melhor idade de São Paulo.

A Trip Rural deu as boas vindas para o grupo de São Paulo, acompanhou a visita na Reserva Rio das Pedras e enxergou ali um opção interessante de passeio.  A visita contou com um café da manhã campestre, com bolos, pães e itens produzidos na própria fazenda como o queijo, suco de frutas e a coalhada. Fernanda, conhecedora dos conceitos sustentáveis, agregou produtos da agricultura familiar de outros produtores e com forte influência na região como os itens da gastronomia indiana da comunidade Hare Krishna de Pindamonhangaba; os itens agro sustentáveis da agrofloresta e PANCs e os saudáveis produtos orgânicos da APRO - Associação dos Produtores Orgânicos.

Visitas somente de grupos organizados e com agendamento prévio.

Endereço: Entrada pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro km 25, Piracuama, Pindamonhangaba
Telefone: (12) 98303-0578

Restaurante São Marcos

Há tempos que não voltávamos ao São Marcos.
Localizado no bairro rural do Colméia, em Pindamonhangaba, o almoço foi num dos restaurantes mais tradicionais da região.
É um dos poucos que tem o peixe como a especialidade da casa e que manteve o serviço a la carte. A cozinha é comandada pelo proprietário que cuida dos pratos pessoalmente.
Com ambiente rústico e confortável, além do salão amplo, arejado e bem iluminado, o Restaurante São Marcos tem uma paisagem super agradável. Cercado por lagos bem cuidados, o visitante poderá desfrutar dos espaços externos e tirar belas fotos, antes ou depois da refeição.
O local é muito requisitado, principalmente aos domingos. Portanto chegue cedo para garantir seu lugar e pratos de forma mais rápida, caso contrário, entrará na fila de espera. O restaurante efetua reservas mas com horário limite de espera, portanto, não atrase para não perder sua mesa.
Atende de 4a. a domingo e feriados, das 11h00 as 15h00. Pagamento somente cheque ou dinheiro

Estrada Municipal Jesus Antônio de Miranda, km 6, Colméia, Pindamonhangaba
Telefone: (12) 99114.0472

Hospedaria em meio rural no bairro do Ribeirão Grande, localizada na Rota do Caminho da Fé, a Chácara Dois Leões atende somente turistas com reserva antecipada e com perfil familiar, tais como, romarias, padres, missionários, freiras e peregrinos. A ideia nasceu da necessidade da Associação do Caminho de Fé em ter um ponto de apoio a 24 km de Aparecida e acabaram sendo credenciados pela instituição.
Possuem quartos coletivos masculinos e femininos. São servidos de 24 camas, divididos em 3 suites e mais 2 banheiros na área externa da churrasqueira. Fornecem roupa de cama completa, toalhas de banho, jantar e café da manhã pré-agendados. Possui piquetes para os cavalos e baias para garanhões.

Estrada Municipal Luiza Fernandes de Miranda - 14999 - Ribeirão Grande, Pindamonhangaba - SP
Telefone: (11) 94794-7878

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.