Como nasceu a Trip Rural?

Tela Mapa Festival Junino

Uma iniciativa inédita no eixo SP/RJ/MG!

A Fundação Fórmula Cultural, entidade sem fins lucrativos sediada na zona rural de Pindamonhangaba, fez de sua realidade, a sua inspiração!

Vivenciando e buscando meios de inclusão da população rural num modo de vida mais digno, viu no turismo rural a grande oportunidade. Em 2013 buscou apoio junto à Prefeitura local para lançar um portal virtual de informações turísticas pra que qualquer um pudesse chegar onde quisesse através da internet e do celular! Numa época em que o turismo rural ainda não fazia parte das políticas públicas do Município, a entidade, sozinha, se lançou no projeto!

E foi no SENAR e Sindicatos Rurais que encontrou os parceiros de mobilização para as ações de conscientização, capacitação e engajamento para a nova atividade que crescia em ritmo acelerado.

A Fundação se capacitou no Programa de Turismo Rural do SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e ao final de 2013, oficializamos o lançamento do Projeto Trip Rural - www.triprural.org.br.

Disponibilizamos espaço físico para o treinamento do Módulo "Ponto de Venda" e fizemos um ensaio do que seria a proposta deste produto turístico. Reunir num único ponto produtos locais para degustação e venda, informações turísticas da região e acesso Wi-Fi!  Ao final da primeira capacitação, atrelando o expertise da entidade cultural à atividade que precisava ser reconhecida, reunimos a experiência dos instituidores Shun Fukashiro e Regina Midori Fukashiro no meio cultural e de comunicação e fortalecemos o projeto no mundo virtual, aumentado a cobertura, abrangência e visibilidade da Trip Rural.

Depois da primeira capacitação, não paramos mais! Formatação de Produto Turístico, Monitoria em Propriedade Rural, Turismo Sustentável, Turismo Pedagógico, Viticultura, Pedreiro e Hidráulica para comunidades rurais foram algumas das que qualificaram o projeto. Com isto, a instituição reuniu todo know-how de comunicação, as ferramentas da cultura, informação e do modo de vida do homem do campo para lançar o portal de informações turísticas da cidade. Desde então outras ações surgiram a exemplo das mobilizações promovidas com fins estratégicos de aproximação dos atores da atividade.  Encontros presenciais, visitas técnicas, oficinas, consultorias e fam tours derrubaram barreiras da concorrência, aproximaram a vizinhança, transformaram o antigo concorrente em parceiro e potencializaram a atividade.

Turma Turismo Rural 2013
Clique na foto para ampliar

Atualmente, possui registros de mais de 300 atrativos garimpados e mapeados.  Recursos, equipamentos, produtos e serviços turísticos em mais 10 cidades da região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Serra do Mar e Vale Histórico, todos em meio rural! Inovação, criatividade e abordagens curiosas do turismo também fazem parte dele. Esta é uma iniciativa que somente uma entidade do terceiro setor como a Fundação Fórmula Cultural com perfil e objetivos de cunho social, cultural, de entretenimento e de inclusão social das comunidades rurais, poderia aproximar todas as pontas do turismo. Ferramentas como linguagem leve, fotografia, vídeo e mapas com forte apelo visual encantam turistas e empreendedores do turismo.

Em janeiro de 2020, poucos meses antes da pandemia, o projeto realizou a 4a. Fam Trip (viagem de familiarização) com destino aos atrativos rurais em Pindamonhangaba e Santo Antônio do Pinhal.  As primeiras realizadas em 2018 e 2019 foram para as cidades de Guaratinguetá, Silveiras e Lagoinha.

Fam Trips
Clique na foto para ampliar

Com a retomada da economia do turismo outros destinos já estão no roteiro de integração.  Para saber mais sobre as viagens de familiarização acesse o canal Trip TV do projeto.

A iniciativa se dá de forma colaborativa com a participação de atrativos turísticos, prestadores de serviço de transporte, agenciamento e guiamento, estabelecimentos gastronômicos, hoteleiros e do comércio em geral com contribuições financeiras que mantem o projeto e, contrapartidas com fins de fortalecimento mútuo.

Com isto, quem ganha é o turista e todos que fazem parte desta cadeia de produção.

Aqui estão os melhores atrativos, produtos e serviços com a recomendação de nossa equipe que visitou cada um deles, conheceu sua história e proposta turística.  Confira!

A Trip Rural também pode ser acompanhada nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube.

Informações de contato:

  • www.triprural.org.br
  • Tels. (12) 3642-1802 ou (11) 97240-6291
  • E-mail triprural@formulacultural.org.br

Sobre a Fundação Fórmula Cultural

A Fundação Fórmula Cultural - www.formulacultural.org.br - entidade cultural sem fins lucrativos foi instituída em Julho de 1994 numa das regiões mais ricas do Brasil e repleta de história, cultura, economia e preservação ambiental. Tem sede na cidade de Pindamonhangaba, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo e tem por objetivo e missão proporcionar a interação social através da cultura, conhecimento, informação, trabalho,  qualidade de vida e inserção social da população brasileira.

É co-fundadora da Associação de Amigos das Serras da Mantiqueira e do Mar e do Vale do Paraíba (AMAVAP), coletivo inspirado à partir do projeto Trip Rural que tem o network como principal objetivo.

É membro do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Trabiju com passagens nos Conselhos Municipais de Cultura, Meio Ambiente e Turismo do município de Pindamonhangaba."

Icones

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.