Sem Carnaval mas com Turismo Rural, é São Luiz do Paraitinga/SP

Conhecida como um dos últimos redutos caipiras, a cidade de São Luiz do Paraitinga (SP) evidencia sua cultura com inúmeras manifestações populares: músicas, danças, culinária, além do lindo cenário arquitetônico.

Com o inesperado cancelamento do mais esperado carnaval do Vale do Paraíba, poucos sabem mas São Luiz do Paraitinga oferece um roteiro interessante para o Turismo Rural.

Com a presença de pousadas e pontos históricos, o bairro do Mato Dentro destaca-se no turismo da região desde 2011, com a coordenação da Associação Rural do Bairro Mato Dentro. Entretanto, desde 2013 foi desenhado um novo roteiro que  proporciona aos visitantes uma experiência sobre a vivência do homem no campo. A rota foi mapeada e sinalizada, de modo que os agricultores pudessem mostrar suas hortas. Comidas da culinária caipira como galinha caipira ao molho, requeijão de prato e o famoso “afogado” são pratos de São Luiz do Paraitinga e são servidos pelas pequenas propriedades, aos novos turistas que descobrem a região.

Parceria com empresas da região

Todo esse trabalho da comunidade foi fortalecido graças à parceria com a iniciativa privada com forte atuação na região. A Fíbria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, em seu posicionamento quanto ao relacionamento e engajamento com as comunidades onde atua, promove o desenvolvimento social por meio da capacitação técnica e geração de renda. Dessa forma, em 2013 a Fibria desenvolveu o PDRT - Programa Desenvolvimento Rural e Territorial, com os pequenos agricultores rurais do bairro e implantou a rota como resultado do programa junto à comunidade seguindo uma metodologia na qual a vocação do grupo prevaleceu para o fortalecimento das associações locais.

O Programa possibilitou que os legumes e hortaliças fossem produzidos com a técnica da agroecologia, que considera a adequação da propriedade a partir do manejo sustentável, sem o uso de agrotóxicos.

Na região, treze famílias são beneficiadas pelo PDRT e sete participam da rota de turismo. “Depois que passamos a receber os grupos de visitantes, as vendas aumentaram bem, e o fruto do nosso trabalho passou a ser mais apreciado”, disse Maria Aparecida Teodoro dos Santos, de 56 anos, popularmente conhecida como “Cidinha”, que cultiva legumes e hortaliças junto com o marido, Orlando Mariano dos Santos, de 65 anos.

O Programa busca o desenvolvimento local, fortalecendo as associações comunitárias e priorizando a capacitação técnica na cadeia produtiva, a fim de gerar renda e contribuir com a melhoria da qualidade de vida das famílias.  Com o PDRT, os agricultores podem comercializar os produtos em feiras livres e também fornecer alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “A Fibria quer que as comunidades onde possui operações se tornem autossustentáveis, por meio de programas e projetos que potencializem a vocação regional, para que tenham melhor qualidade de vida”, afirmou o gerente-geral de Sustentabilidade da Fibria, Fausto Camargo.

Outros atores desta parceria

Outras instituições da região apoiam o PDRT e a Rota Turística em São Luiz do Paraitinga, como a CATI – Coordenadoria de Assistência Integral, o Sebrae e o Corredor Ecológico do Vale do Paraíba.

De acordo com a Ong Akarui, assistência técnica responsável pela execução do PDRT no Vale do Paraíba, até outubro de 2016 as vendas dos produtores agroecológicos, nessa região resultaram em cerca de R$ 110 mil.

Para quem quiser passar um dia no campo, a Associação realiza visitas monitoradas para grupos entre dez e trinta e cinco pessoas. O roteiro possui diferentes opções de atividades e contempla hospedagem, alimentação e transporte. As reservas podem ser feitas pelo e-mail armatodentro@gmail.com

Vem para o Vale do Paraíba!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.