Fazenda Coruputuba, Pindamonhangaba

FAZENDA CORUPUTUBA

A Fazenda Coruputuba juntamente da EFCJ - Estrada de Ferro Campos do Jordão, a Santa Casa, o Museu Histórico e outras construções é um dos símbolos centenários de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba.
Localizada no atual distrito industrial de Moreira César, a Fazenda que completa 104 anos em 2015 é um oásis agrícola em meio aos complexos industriais de aço, ferro, aluminio, plásticos e outras indústrias.

HISTÓRIA

Historicamente, antes da vinda destas indústrias para a cidade, a Fazenda já era um dos mais importantes complexos de produção agrícola do Vale do Paraíba.
Na virada do século deu início à produção de grandes áreas de arroz e agregou centenas de famílias em seus campos e galpões. Foi pioneira na região em transformar o arroz em papelão e anos mais tarde a cana em cachaça.
Tal movimentação acabou por formar uma comunidade ativa e motivada que constituiu igreja, escolas, cinemas, praças e muitas histórias dentro de suas terras.
A vocação para os negócios e a habilidade de acompanhar a evolução dos tempos permanecem nos descendentes do fundador e visionário Cícero da Silva Prato. Seus netos continuam com a produção agrícola (e como de costume) inovador e sempre à frente de muitos.
Notando e levando em consideração do uso do solo desde a virada para o século XX através das monoculturas em grande escala da cana, do café, do gado, e mais recentemente do eucalípto em todo o Vale do Paraíba, a Fazenda Coruputuba ainda continua sendo referência na região. Nos ultimos 8 anos a Fazenda vem se dedicando no cultivo da SAF - Sistema Agroflorestal tomando o caminho inverso das monoculturas e partindo para a diversidade de cultivo das florestas e ítens agrícola num mesmo espaço. Soma-se ainda o cultivo das PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais em quase uma centena de canteiros que resgatam espécies que voltam a ser incluídas no cardápio também num caminho inverso, o da alta gastronomia.

DIVERSIDADE

Assim como muitas e antigas propriedades rurais, a Fazenda Coruputuba ainda reside na memória de descendentes dos moradores da cidade e despertam a curiosidade dos mais novos.
Continua altamente produtiva e conseguiu aliar a tradição com a modernidade de forma sustentável em todas as esferas da preservação, do social, cultural e do econômico. Suas áreas estão totamente ocupadas por cultivos que vão desde plantas rasteiras como o amendoim, passando por canteiros salsinha, cebolinha, taioba, inhame, mandioca; do antigo feijão guandu e da nova banana conquista; até o palmito juçara e pro fim alcançando as florestas de madeira de lei do guanandi e acácias. Na propriedade ainda se produz rosas de corte, o mix do café e angico e dispõe de viveiros, da criação de frango caipira e da piscicultura do lambari. Um verdadeiro mosaico de culturas.
O local além das culturas agrícolas ainda preserva as construções antigas de seus galpões de armazenamento, cocheiras e casarões onde algumas, em breve, receberão restauro.

TURISMO

E, como não poderia deixar de ser, a Fazenda também se abre para o turismo rural.
Com a vocação de receber biólogos e técnicos em seus campos para o conhecimento do Sistema Agroflorestal, passar a receber turistas será somente mais um passo na trilha que sempre vem seguindo.
Além do turismo histórico, cultural e científico, a propriedade proporciona espaços para o turismo pedagógico (desde o básico até o universitário), do rural propriamente dito com vivências e ainda, o contemplativo e fotográfico.

Vale a pena conferir!

Endereço: Fazenda Coruputuba, s/n - Moreira Cesar - Pindamonhangaba
Telefone: (12) 3643-2666

2 opiniões sobre “Fazenda Coruputuba, Pindamonhangaba”

  1. Que legal!
    Quero conhecer m breve.
    Já passei bem em frente, mas ainda não visitei.
    Mazzaropi, que era amigo do dono, filmou aí cenas do filme Jeca Tatu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.