Festival da Cerejeira 2018 de Campos do Jordão

Origem da festa

As primeiras cerejeiras vindas do Japão foram plantadas em 1936, por ocasião da inauguração do Sanatório Dojinkai. Eram da variedade Takasago e se adaptaram bem ao clima de Campos do Jordão e continuam apresentando belas floradas no início da primavera.
Em 1937, para comemorar a fundação da Colônia Lageado, Dr. Shizue Hosoe enviou 10 mudas das variedades Taizan, Botan e Amazonas, plantadas pelos colonos da região. Esses plantios foram um teste bem sucedido, já que as cerejeiras se adaptaram bem ao clima da Mantiqueira, sendo Campos do Jordão a única região no Brasil onde as cerejeiras do Japão floresceram efetivamente.
Posteriormente foi introduzida a variedade Okinawa (fotos), que floresce precocemente no inverno.


Sakura Matsuri (sakura = cerejeira / matsuri = festival) ou Hanami (hana = flor / mi = contemplação) é como os japoneses e seus descendentes se referem à este tradicional festival que atravessou mares e oceanos.

O floricultor Mário Utiyama dedicou-se à multiplicação de outras variedades, como Benifuken, Yoshiro, e Oshima, através da técnica de enxerto em espécies diferentes, produzindo variedades híbridas.
No Palácio da Boa Vista, residência oficial de inverno do Governo do Estado de São Paulo, foram plantadas, em 1967, quinhentas mudas da variedade Some Yoshino, procedentes do Japão.
A florada das cerejeiras começou a atrair japoneses de diversas regiões, saudosos do espetáculo das Sakuras que, anualmente, presenciavam na sua terra.
O número de visitantes cresceu ano após ano, fato que despertou nas autoridades jordanenses a ideia de criar um evento com festividades musicais, danças e feira de artesanato para recepcionar esses visitantes.
Em 5 de outubro de 1968, o Prefeito Municipal em exercício, Arakaki Masakasu, sancionou a lei da Câmara Municipal, de autoria do Vereador Fausto Bueno de Arruda Camargo, que instituiu a Festa da Cerejeira em Flor de Campos do Jordão. (fonte: festadacerejeira.net.br)

Até os dias atuais, a colônia japonesa da região é quem organiza o evento. Cheio de atrações típicas japonesas, o visitante terá a sensação de estar num pedacinho do Japão. Os campos e jardins em flores, as demonstrações de taikos (pronuncia-se taikôs), gastronomia e artesanato proporcionarão um belo passeio em família e com amigos.

Este ano o evento acontece nos dias 21, 22, 28 e 29 de Julho e dias 04, 05, 11 e 12 de Agosto, no Parque das Cerejeiras em Campos do Jordão, SP, localizada à Av. Tassaburo Yamaguchi, 2173 - Vila Albertina
Coordenadas: 
-22.76069, -45.62082

 

Está em São Paulo e quer vir ao Festival com guia credenciado?
A Trip Rural sugere o parceiro Tumura Turismo e Eventos. Confira roteiro e pacote.
Confira o nosso registro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.