Groselha ou vinagreira? Não importa, a gente quer é experimentar

Ontem foi dia de colheita aqui no nosso pomar. Sim, nós também de tempos em tempos, temos as nossas frutas, flores e hortaliças para nossas aventuras gastronômicas.

Uma delas, uma PANC – Planta Alimentícia Não Convencional, vem se destacando na gastronomia moderna. São as nossas vinagreiras (Hibiscus Sabdariffa) que alguns antigos a identificam como groselha por seu sabor idêntico, ou ainda por hibisco. Elas nos presentearam com suas flores por todo arbusto e fomos lá com nossos cestos, luvas e tesouras nos servir.

Objetivo? Processar a flor e prepará-la em forma de deliciosas geleias que acompanham não somente as torradas, mas também o iogurte, o queijo, os molhos para salada e ainda, sobre a cebola como na gastronomia indiana. No forma de conserva, ainda acompanha o arroz, típico da gastronomia japonesa e, vai muito bem com o espaguete, à moda italiana.

Benefícios: Rica em ferro, fibras, baixo teor calórico (65kcal em 100g), possui antocianinas e outros compostos fenólicos capazes de controlar doenças cardíacas e câncer, principalmente por sua atividade antioxidante. Pode diminuir o colesterol ruim, prevenir a hipertensão e problemas hepáticos, além de atuar no controle da diabetes.

Quer viajar com a gente, no nosso dia-a-dia pelo Vale do Paraíba?

Estamos também nas redes sociais. Siga-nos!

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.