Live #3 com Eliana Leite da Fazenda São Francisco, São José do Barreiro

Para assistir a Live #3 clique aqui

Turismo de Experiência Rural em Fazenda Histórica

Um dos maiores desafios de Eliana Leite e Walton Leite Jr, proprietários da Fazenda São Francisco, em São José do Barreiro/SP (desde 1813), foi a recuperação da antiga propriedade que atravessou o tempo por mais de 200 anos.  Eliana chegou na cidade há mais de 50 anos através do casamento e a fazenda que era do sogro, foi herdada pelo marido.

São José do Barreiro é uma pequena cidade mas um grande município com extensão territorial relevante, aproximadamente 4000 habitantes e localizada bem no meio do Vale Histórico. Entre as serras da Mantiqueira e da Bocaina, tomando-se a Rodovia Dutra como referência, São José do Barreiro está na altura do município de Resende, do Rio de Janeiro.  Ele ainda conserva alguns monumentos inclusive tombados pelo CONDEPHAAT a exemplo do Cemitério dos Escravos e a Fazenda Pau D´Alho pelo IPHAN.

Eliana Leite acredita que o futuro está no turismo.

A atividade chegou na família há aproximadamente 30 anos. No final da década de 70, assumiram a herança e o grande desafio foi recuperar a casa sede e o entorno de um abandono de 20 anos de desuso. Muita dedicação e investimento fizeram recuperar a parte da construção mais sólida do imóvel e na sequência, o entorno, o maior dos desafios.  Quando a Represa do Funil se formou na cidade, parte da propriedade foi desapropriada. Surgiu então uma parceria com a empresa Furnas (responsável pela represamento) através da compensação ambiental que proporcionou três restauros florestais, além do plantio de frutíferas por conta própria buscando a recuperação das margens e entorno da represa.

Abriram a propriedade para o turismo rural em 1997 à partir da experiência leiteira o que lhes proporcionou também a lida com o público. Desde o inicio a proposta era proporcionar aos visitantes a experiência e vivências com a natureza e história, diferente dos destinos tradicionais.

Com isto a Fazenda criou 4 vieses de atuação dentro do turismo, sendo:

a) Turismo Rural, à partir da própria ruralidade da propriedade como o contato com os grandes animais como o gado leiteiro, de corte e o plantel de cavalos. De observação e também da própria lida com os animais. Atividades como o preparo dos cavalos, as saídas montadas, o banho após o retorno e finalmente, a soltura do animal. Soma-se a tradicional lida dos pequenos animais da fazenda, a horta entre outras.

b) Cultural - Eliana e Walton dedicaram a parte térrea da casa sede, antigo espaço de armazenamento do tabaco, para um Museu de Artes Visuais. O espaço cultural é composto por quatro áreas distintas: a de exposições de obras de arte do pintor Armando Viana, nascido no sec XIX; outra para documentos; a Biblioteca que deu início à partir de doações dos próprios hóspedes e por último a Sala de Memórias com peças únicas.

c) Ecológica - Eliana Leite enxergou no viés ecológico, uma forma de fixar o homem no campo. Valorizar a terra era cuidar de quem vivia nela. Ensinar o homem do campo que ele poderia viver com os recursos que a terra lhe proporcionava mostrou para a comunidade novas oportunidades tentando evitar assim, o êxodo rural.

d) Histórica - O viés histórico faz referência não somente ao café e ao gado da região. Eles foram sim os grandes culpados pela devastação dos topos de morros mas não foram os únicos. O tabaco foi outra importante cultura agrícola que exigiu muitas terras. Além disso, os fazendeiros da região extraíram muita madeira em função da necessidade do carvão para atender a então onda de industrialização. Dentro dessa vertente histórica Eliana ainda acrescenta situações lúdicas que fazem o visitante retomarem às lembranças de família atrelados à arquitetura e ao mobiliário da fazenda, por exemplo.

Disso tudo, Eliana Leite tem a certeza do resultado gerado! "A questão da preservação do campo, tradições e do respeito à cultura caipira e seus saberes !"

Para o período pós-pandemia

Para a retomada do pós COVID-19 também estão trabalhando para atender a demanda do turismo rural com adaptações. Acredita que depois de 207 anos de atividade não será a pandemia que a fará parar. Os quartos, varandas, salões de sinuca e outros espaços são amplos e arejados o que permite adaptação para o formato de recepção conforme os novos protocolos.

Para maiores informações e contato:

Fazenda São Francisco
Estrada Municipal Fazenda São Francisco, Km 6, São José do Barreiro

WhatsApp (21) 99999-9761 / (21) 99971-7223
E-mail: fazendasaofrancisco@fazendasaofrancisco.com.br
Website: www.fazendasaofrancisco.com.br/ e nas redes sociais Facebook e Instagram

Confira nosso Brinde ao Turismo de Experência Rural em Fazenda Hist´roica lá na rede social Facebook Grupo Público Trip Rural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.