Trip Rural e Sertões de Taubaté prestigiam manifestações culturais

A Trip Rural foi prestigiar o Café Caipira itinerante dos Sertões de Taubaté servido no Bosque da Princesa no ultimo dia 28/07, em Pindamonhangaba.  O café  foi o parceiro do projeto cultural Maracatu Trovão, de Pindamonhangaba.

Maracatu Trovão é um projeto contemplado pelo ProAc SP Municipios junto a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, Fundo Municipal de Apoio as Politicas Culturais e Governo do Estado de São Paulo Secretaria da Cultura e realizou um encontro de culturas para celebrar a diversidade.

O encontro contou com a participação do Maracatu com os Batuqueiros Mirins, o Moçambique com a “Cia do Mestre Paizinho” da cidade de Taubaté, o Grupo de “Capoeira Berimbalando” de Pindamonhangaba e o Grupo de Chorinho “Só Para Recordar” de Pindamonhangaba.

Tendo como base histórica a importância do afro descendente na cidade de Pindamonhangaba, o projeto tem o intuito de resgatar e apresentar a manifestação popular do maracatu, na sua essência, porém em formato contemporâneo, como fator de inclusão cultural.  Levando em conta que a cidade é riquíssima na área artística, o ensino do maracatu vem para inovar a área da cultura popular dentro da cidade, trabalhando principalmente com as crianças e jovens levando a eles um maior contato com a cultura, o ensino da arte e da própria história da cidade.

O objetivo é propagar a cultura popular no município através do ensino histórico, prática musical percussiva e oficinas artesanais de confecção de instrumentos ligados ao Maracatu, como por exemplo as alfaias.

Voltado ao público à partir de 09 anos de idade o projeto tem sede junto ao Projeto Guri na Rua Benedito Darcy Monteiro, Bairro do Araretama, Pindamonhangaba/SP

São integrantes do Projeto Josué Amadeu Moreira Ribeiro, Gustavo França Alves, Daniel Alves, Janaina Aparecida Braz e Tiago Antonio Cundari Azeredo

E colaboradores do Projeto,  Fernanda Silva e Leandro Pereira dos Santos (Persa) e a N.U.A. Nucleo Unificado de Artes do Vale do Paraíba.

Siga-nos e curta nossa Fã Page

2 opiniões sobre “Trip Rural e Sertões de Taubaté prestigiam manifestações culturais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *