Trip Rural e AMAVAP no Encontro de Silveiras

E a Trip Rural seguiu levando a Associação de Amigos das Serras da Mantiqueira, do Mar e do Vale do Paraíba (AMAVAP) pelas estradas e rumou para Silveiras no Vale Histórico do eixo SP/RJ/MG.

Situada na rota do tropeirismo paulista à partir do pouso da família Siveiras para as tropas que cruzavam a região no início do século XIX, nao é à toa que o tropeiro e sua mula lhe darão as boas vindas no portal da cidade.

Fomos encontrar os colegas do turismo da cidade para uma roda de conversa proporcionada pelos amigos Teresa Isoldi e José Soares Marcondes da Pousada Estrada Real com o propósito específico de acolhimento dos colegas no nosso coletivo AMAVAP.  A proposta visa o principal objetivo de integração regional, no sentido das conexões, intercâmbio, troca de experiências e ações em prol do turismo na região.

Um encontro proativo com o Presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), vereadores e representantes da hospedagem, gastronomia, artistas e silveirenses de sangue dispostos a manter viva a tradição histórica da cidade e de descobrir em si próprios, outras propostas e potenciais turísticos que cada um pode proporcionar e contribuir.

Silveiras agora vive um momento de renovação! Depois de 16 anos, a gestão do município trocou de mãos e o grupo tem expectativas positivas nesta nova fase.

Características naturais que só o ecossistema da Serra da Bocaina, onde a cidade está inserida, são capazes de agregar aos encantos de Silveiras. Conhecida pelo artesanato em madeira, ela tem na diversidade dos pássaros da região, tema nas peças que se espalham por seus caminhos.

A cultura tropeira está no sangue da cidade e também nos pratos da gastronomia.  Ocílio Ferraz, silveirense, escritor e culinarista, falecido em 2016 aos 78 anos, foi um dos grandes responsáveis por colocar Silveiras no mapa do tropeirismo e gastronomia.

Agora, a Trip Rural e AMAVAP estão dispostos a colocá-la no Mapa do Turismo em Meio Rural numa rede cheia de conexões!

Quer se juntar a nós? Contate a Trip Rural/AMAVAP (11) 97240-6291 / E-mail associacaoamavap@gmail.com ou a Pousada Estrada Real (11) 99655-2099 com José Soares Marcondes

Participaram do encontro:

  • Edmundo Carlos de Carvalho - Presidente do COMTUR de Silveiras
  • Daniel Martins Pedreira - Violinista e membro COMTUR
  • José Mário C. Chaves - Fazenda Panorama
  • Christian Cesar - Padaria e Petiscaria
  • Matheus Araújo - Restaurante do Ocilio
  • Norma Carvalho - Fazenda Panorama
  • Wilson G. Leal - Bombeiro e promotor de cicloturismo
  • Maria Teresa Isoldi Ramos - Pousada Estrada Real e membro do COMTUR
  • José Soares Marcondes - Pousada Estrada Real
  • Regina Midori Fukashiro - Trip Rural
  • Shun Fukashiro - AMAVAP

Se você é guia de turismo ou turista que curte explorar novos destinos, em breve a gente vai trazer novidades pra vocês como o calendário de eventos, um pouquinho de cada atrativo e muito mais!

Mais sobre:

Associação de Amigos das Serras da Mantiqueira, do Mar e do Vale do Paraíba (AMAVAP - Adesão)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.