Trip Rural inspira a AMAFILM

NATUREZA E HISTÓRIA, TESOUROS DO BRASIL, MAIS PRÓXIMOS! .

A AMAFILM - Organização AMAVAP para Vídeo, Filme & Foto é mais uma iniciativa da Fundação Fórmula Cultural, através do projeto Trip Rural, e do coletivo AMAVAP (Associação de Amigos das Serras da Mantiqueira e do Mar e do Vale do Paraíba).

É o primeiro modelo privado (similar aos Film Commissions) que reúne propriedades com relevantes paisagens cênicas, de valor histórico e natural para o mercado de produção audiovisual.  As Film Commissions (FC) geralmente estão associadas à órgãos oficiais de turismo que visam a geração de emprego, agregar valor ao patrimônio local, incentivo ao turismo e exposição do comércio local. Atrai produções audiovisuais para as regiões que possuem uma FC.  Evita transtornos à comunidade local, apoiando a operação e logística das gravações.

Entretanto, o Poder Público ainda engatinha na atividade turística como vetor de desenvolvimento e, atrelar as potencialidades que o turismo cinematográfico pode proporcionar, torna este universo ainda mais desconhecido, complexo e insuficiente de recursos públicos.

Abrangência

Neste sentido a AMAFILM nasce como um projeto privado e colaborativo que incentiva, facilita e dá suporte à produção audiovisual – cinematográfica, televisiva, fotográfica, publicitária e digital – em locais públicos e privados. Nossa região de abrangência contempla o eixo São Paulo / Rio de Janeiro, dois dos polos mais ricos do país.

Objetivo

  • Promover o patrimônio material e imaterial à partir das características históricas, naturais e cênicas das propriedades rurais e urbanas dentro da área de abrangência do nosso coletivo
  • Fomentar o turismo regional tendo os destinos retratados em obras audiovisuais
  • Aquecer a economia local

Histórico

Quem é cinéfilo e conhece a história da produção cinematográfica do Brasil se lembrará de Amâncio Mazzaropi. Este gênio do cinema brasileiro foi Diretor, Produtor e Ator de seus filmes. Diversos deles gravados em Taubaté, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Lagoinha (abaixo) e outras cidades do entorno, podem ilustrar a dinâmica desta atividade e sua influência na economia, na cultura e no turismo.  Até os dia atuais, fazendas centenárias, citam sua passagem como parte da evolução histórica destas propriedades agregando valor ao atrativo turístico.

 

Cenas do filme Tapete Vermelho, com o ator Matheus Nachtergaele, foram gravadas nas cidades de Santo Antônio do Pinhal, Caçapava, Taubaté, Aparecida, Lagoinha, Roseira e São Paulo.


Walmor Chagas
, foi outra célebre figura que tinha as montanhas do bairro do Gomeral, em Guaratinguetá como seu local de inspiração.

 

Vocé é produtor ou fotógrafo? Saiba mais sobre a AMAFILM 

Uma iniciativa: Fundação Fórmula Cultural e AMAVAP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.