Bosque da Princesa, Pindamonhangaba

De porto fluvial, a presente de casamento e atualmente, área de lazer, turismo e conservação do patrimônio histórico.

De importante porto fluvial a presente de casamento, atualmente é área de lazer, turismo e conservação do patrimônio histórico.

O Bosque da Princesa localizado à beira do Rio Paraíba do Sul, antes de se tornar esta área verde era na verdade, um porto fluvial.

Importante ponto de escoamento de alimentos e produtos locais, das cidades vizinhas, e principalmente, das cidades do Sul de Minas. Alimentos, mercadorias e passageiros chegavam e saiam pelas estradas rurais e trilhos das Estradas de Ferro D. Pedro II e Central do Brasil e utilizam do porto para chegar nas cidades ao longo do rio, muitos deles, em direção da então capital Rio de Janeiro.

Por volta década de 1860, o Barão da Palmeira que residia no palacete onde hoje se encontra o atual Museu Histórico e Pedagógico de Pindamonhangaba, tinha uma visão privilegiada do porto onde os produtos provenientes de suas fazendas, também eram escoados. Por ocasião da visita da Princesa Izabel na cidade, recém casada com Conde D´Eu, o Barão solicitou a um botânico do Rio de Janeiro para remodelar o porto e presentear o casal com um belo bosque. Foram trazidas espécies da Europa como as palmeiras imperiais que eram o símbolo da realeza, assim como se manteve as especies nativas, muitas delas ainda conservadas até os dias atuais.

O Bosque também é importante ponto de escoamento das águas que descem das montanhas da Mantiqueira em direção ao rio. Nas diversas adaptações ao longo de sua história, criaram-se lagos contento espécies de peixes ornamentais e nativos que, em épocas de superpopulação, são abertos para a pescaria dos que usufruem o espaço nas semanas que antecedem a celebração da Semana Santa.

Atualmente, o Bosque da Princesa tem um importante papel cultural, social, pedagógico e turístico aquecendo inclusive as economias criativas. Apresentações artísticas e atividades ao ar livre que proporcionam o bem estar de quem o visita,  junto com a história do local, são os principais atrativos deste espaço.

Um agradável passeio para o descanso e contemplação do rio, da paisagem, do som dos pássaros e para a leitura na Biblioteca Municipal instalada no Bosque.  Bancos e mesas ao ar livre estão disponíveis aos apaixonados.

Aberto todos os dias das 8:00 as 20:00
Endereço:  Ladeira Barão de Pindamonhangaba, s/nº , bairro Crispim

Visite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.