Fazedeiras da Serra em São Bento do Sapucaí

Conversamos com Regina de Araújo, idealizadora do Fazedeiras da Serra Parceria e Sustentabilidade que, apesar de sua pluralidade, não se destaca como um grupo qualquer.

Idealizado como um movimento ele teve como essência a resistência da produção artesanal a qual, reuniu produtos e famílias produtoras com visão de negócios coletivos conceituados na economia criativa e também colaborativa.

O Movimento, não poderia ter nascido em melhor lugar! As montanhas do município de Monteiro Lobato proporcionou apresentar ao consumidor variedade de produtos produzidos no Território da Mantiqueira e Vale do Paraíba promovendo a sustentabilidade financeira baseada nas vocações naturais da região pelas quais permeiam o turismo, a tradição, responsabilidade social e ambiental a fim de ser referência estadual na organização do coletivo e da produtividade independente.

Inspirado em uma nova cultura na qual, a cooperação revoluciona sobretudo os pequenos negócios locais, o Movimento Fazedeiras da Serra propõe o fomento da cadeia produtiva e o desenvolvimento comercial para o setor de produtos artesanais agregado à interação do produtor com o consumidor no conjunto e seus processos.

Para isso, o membros do Movimento vem realizando feiras itinerantes pela região com exposição e venda de produtos para o público em geral. Estas feiras também proporcionam momentos de encontro de produtores através de rodadas de conversa em torno do tema "Produção Artesanal Familiar na prática" conduzido por pelo menos três produtores expositores convidados para a conversa.

Saiba mais sobre este Movimento!

TRIP RURAL - Como surgiu o movimento?
FAZEDEIRAS DA SERRAO  Movimento surgiu com convites para produtores responsáveis por suas produções e que compreendam a complexidade da proposta do Fazedeiras da Serra.  O Movimento Fazedeiras da Serra é um estilo de trabalho o qual surgiu da necessidade de expansão dos negócios da minha empresa-GeleiaBoa.  Pesquisando empreendimentos inovadores na área da pequena produção artesanal me identifiquei com uma iniciativa que surgiu no Brooklin, Nova
York na década de 1970. A partir daí, em 2017, iniciou minha inspiração local articulando de acordo com a nossa realidade. Reuni alguns produtores e em parceria com comércio em zona rural fizemos algumas atividades em conjunto. Após divulgação dos primeiros resultados começaram a surgir os convites para participações fora do município. Fechamos o ano satisfeitos por ter atingido os nossos principais objetivos.  Em 2018 surgiu convite para a concretização do segundo modelo de trabalho. Atualmente trabalhamos com dois modelos de negócios tendo cada um suas próprias características e um único objetivo: gerar negócios juntos e assim fortalecer individualmente cada produção.  Espaço Colaborativo Fazedeiras da Serra&Emiliana contempla dezoito produtores num espaço físico e abrange cinco formas de participação o que faz esse modelo complexo na sua administração e; o Itinerante num modelo de participação flexível atuando em locais públicos, privados e em ações corporativas.

TRIP RURAL- Como surgiu a oportunidade do Movimento realizar a itinerância pelas cidades da Mantiqueira?
FAZEDEIRAS DA SERRA Havia o desejo do Consórcio Mantiqueira Paulista-Região Turística em realizar na região algo semelhante ao que o Movimento Fazedeiras da Serra vinha fazendo. Em conversa com o gestor do Consórcio, Rodrigo Ramos dos Santos, sobre a possibilidade de criarmos juntos um projeto específico percebemos que o Fazedeiras da Serra já tinha o projeto e a prática do negócio. Isso facilitou a parceria visto que uma das intenções do Fazedeiras da Serra era o de se organizar com produtores responsáveis, com capacidade de produção e sobretudo com espírito de colaborativismo e avançar as fronteiras e o Consórcio de Turismo não mão da tendência das parcerias como alavanca no setor do desenvolvimento turístico seria a chave para que isso se tornasse possível.

TRIP RURAL- Comente sobre as expectativas e os resultados até agora.
FAZEDEIRAS DA SERRA – A nossa expectativa para a Edição de Inverno é chegar ao final do roteiro tendo passado por no mínimo seis cidades da região e ter causado efeito na percepção do turista regional no que se refere a produção artesanal regional, nas economias locais sobretudo na economia financeira das famílias participantes mas, não somente isso, ter também provocado reflexões e tomadas de decisões a partir das rodadas de conversa sobre a temática da Produção Artesanal Familiar. Monteiro Lobato foi a primeira cidade a nos receber e o resultado dessa experiéncia foi acima das nossas expectativas. Atingimos todos os objetivos da parceria. A agenda passa por Pindamonhangaba, São Bento do Sapucaí, Santo Antonio do Pinhal e mais algumas cidades que estamos alinhando datas ainda para edição inverno. Acredito que no decorrer das edições os produtores artesanais familiares irão entendendo melhor o significado das parcerias para o fomento e apoio às nossas atividades e; com isso aumentar a aderência e assim fortalecer a iniciativa. Pessoalmente estou muito satisfeita com a aliança saudável que envolve essa parceria.

TRIP RURAL- Uma eventual nova edição se estenderá por quais cidades?  Já possuem essa ideia, proposta?
FAZEDEIRAS DA SERRA – A pretensão dessa parceria é realizar um roteiro para cada estação do ano. As cidades irão variar de acordo com a edição e também com o desejo de cada município em receber o Movimento Fazedeiras da Serra com cada vez mais produtores de excelência da região Mantiqueira Paulista e Vale do Paraíba.

Próxima parada!

Para se juntar ao Movimento, anote contatos:

Regina de Araújo
WhatsApp: (12) 99764-4490
Facebooko: www.facebook.com/fazedeirasdaserra
Instagram: @fazedeirasdaserra
Website: www.fazedeirasdaserra.com.br
Email: fazedeirasdaserra@yahoo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.