Desmembramento dos municípios paulistas

Clique na imagem para acessar o banco de dados da Fundação SEADE - Sistema Estadual de Análise de Bando de Dados

 

Conheça quando e como se desmembraram os 645 municípios paulistas.

A Fundação Seade - Sistema Estadual de Análise de Dados, disponibiliza desde 2016 em seu site um recurso inédito para a visualização de um amplo panorama do desmembramento dos municípios paulistas, desde o descobrimento do Brasil. Inicialmente, deu-se prioridade à coleta das informações referentes aos dez primeiros núcleos populacionais: São Vicente, São Paulo, Guaratinguetá, Taubaté, Iguape, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Cananeia, Sorocaba e Ubatuba, que deram origem aos demais municípios existentes na atualidade.

Por exemplo, São Vicente, criado em 1532, foi desmembrado em três outros: Santos, Itanhaém e Praia Grande. Santos, por sua vez, foi desmembrado e surgiram Guarujá, Bertioga, Cubatão e São Sebastião. Esse último deu origem a Ilhabela e Caraguatatuba.

As informações são oferecidas em forma de gráfico dinâmico (dendograma), que possibilita a interação do usuário na apresentação do resultado de sua pesquisa. Além de todo o histórico do desmembramento, o gráfico mostra a data de criação de cada município.

A fonte das informações utilizadas para a elaboração do gráfico é o banco de dados Memória das Estatísticas Vitais, lançado em 2001 pela Fundação Seade, que se baseou em fichas manuscritas herdadas do antigo Departamento Estadual de Estatística do Estado de São Paulo.

Através do recurso qualquer pessoa estudiosa ou curiosa poderá consultar qualquer município e saber à partir de qual núcleo inicial ele e as cidades vizinhas surgiram.

Confira!

Fonte: Seade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.