Festival de Inverno do Ribeirão Grande, Pindamonhangaba

O Programa de Regionalização do Turismo promovido pelo Ministério do Turismo vem transformando regiões e desenhando um novo mapa do turismo no país. O Brasil está deixando de vender a imagem somente do carnaval, do futebol, da Amazônia e das Cataratas do Iguaçu. Nas últimas décadas, adotou de vez as identidades regionais, resgatou sua história, seus saberes, seus povos e, com a onda da conservação ambiental vem abraçando de vez as causas ambientais.

A cidade de Pindamonhangaba, depois de gerações e gestões públicas voltadas somente ao desenvolvimento industrial, ao executar a tarefa de casa dentro do Programa de Regionalização atualizando dados através do Plano Diretor de Turismo, detectou as verdadeiras vocações do município. Além do turismo histórico onde os casarões e fazendas centenárias escreveram e perpetuaram tal identidade, a cidade se deparou com as vocações para o turismo rural e natural que se encontravam inseridos nos campos e matas da região que poucos conheciam.

Neste contexto, um dos núcleos turísticos da cidade - o Ribeirão Grande, região de montanhas e águas - pelo segundo ano consecutivo atrelou o turismo com as questões ambientais.

O Festival de Inverno do Ribeirão Grande 2018 foi idealizado pelo Eco Green Balneário Ecológico que durante 8 meses colaborou com o turismo auto sustentável da região e se mantém ativo na luta pela sustentabilidade turística e ecológica do Ribeirão. A Edição Meio Ambiente surgiu da intenção de chamar a atenção da população Pindamonhangabense, dos governantes e principalmente dos empresários envolvidos de como vislumbram ou usufruirão do Ribeirão Grande nos próximos anos.

"Será que Ribeirão Grande estará apto a banho de rio? As nascentes estarão devidamente protegidas e seguras para as futuras gerações? Enfim, há uma série de situações que merecem uma atenção aos olhos dos que amam e preservam essa região", comentam o organizadores do Festival.

Foi assim que todos os estabelecimentos participantes, decidiram em uma ação conjunta, realizar o plantio de centenas de árvores nativas da região em suas respectivas propriedades, contribuindo com a preservação de nascentes, bosqueamento das margens do Ribeirão e arborização em áreas de estacionamento.

A expectativa do Núcleo Turístico do Ribeirão Grande é que o Festival de Inverno, venha a fazer parte do calendário anual de eventos do município e, assim como o Festival da Primavera, seja uma boa oportunidade dos moradores e turistas que visitam a cidade, de conheçer a beleza exuberante da região e a micro bacia hidrográfica do Ribeirão Grande, um dos mais belos cartões postais de Pindamonhangaba.

Confira programação e atrações!

4 opiniões sobre “Festival de Inverno do Ribeirão Grande, Pindamonhangaba”

  1. Fico orgulhoso em saber do Festival do Ribeirão Grande, local que conheci e onde marquei bons amigos nos tempos de Delegado Regional de Turismo.
    Lá está a mais alta tomada d’água de usina hidrelétrica do Brasil, no Pico do Itapeva, para gerar a usina Isabel, ícone da produção eletrica na região.
    Vou passar por lá para rever amigos que fizeram comigo uma oficina de turismo do SENAC.

      1. Oi Paulo que saudades! Que bom vou esperar a sua visita . Lembro sempre do seu curso com os meus colaboradores.. abraços! Niuceia e Irineu.

    1. Prezado amigo Paulo de Tarso, obrigado por navegar em nossas páginas!
      Também estamos esperando boas notícias da Usina Izabel, quem sabe para o turismo.
      Já retransmitimos seu recado para a colega Niucéia.
      Abraços e volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.