Reinventar-se em tempos de Corona Crise

Reinventar

Alguns colegas e amigos do turismo nos inspiraram quando voltamos ao ar!

Muitos demonstraram alegria e alívio com nosso retorno e imaginamos o que eles estariam passando também neste momento de crise.

Sabíamos de colegas em situações difíceis...Em contrapartida, também ouvimos boas notícias! Oportunidades que se abriram para alguns nos inspiraram a trazer suas experiências. São testemunhos que ilustram como empreendimentos turísticos, gastronômicos, hoteleiros, produtores agrícolas, comerciantes e prestadores de serviço da cadeia produtiva do turismo estão se virando ou planejando para o retorno. Alguns passaram por dificuldades, outros estão tirando muito aprendizado desse momento, e vários, estão se reinventando!

Confira abaixo exemplos práticos e inspiradores!

Regina Midori Fukashiro, Pindamonhangaba/SP, editora do Projeto Trip Rural

A própria Trip Rural é um exemplo! Este portal www.triprural.org.br, principal canal de divulgação das ações do projeto, agora dará destaque aos vídeos e fortalecerá ainda mais o apelo fotográfico. Através de um importante instrumento da cultura, o audiovisual, o projeto passará a contar as histórias e recomendar os locais visitados pela região com muito mais interatividade e percepção por parte do turista e admiradores do turismo. Além disso, a Trip Rural amadureceu e assume de vez seu status de Causa, ou seja, aquilo que faz com que algo exista ou aconteça, aquilo que faz surgir o fenômeno. A Causa está diretamente relacionado ao Efeito, portanto, promove movimento e transformações. Com isto, em breve se lançará nos Crowdfunding, as plataformas de financiamento coletivo. E não pense que se lançará sozinho. Pensando nos colegas do turismo em meio rural, a gente vai colocar vários atrativos no lombo e carregar alguns com a gente nesta empreitada.  Novidades, em breve!

 

Ronaldo Reis, Guarulhos/SP da NG CLEAN, distribuidora de material de limpeza e descartáveis

Depois que deixou a hotelaria e com a chegada do segundo filho, empreendeu e montou a distribuidora com a intenção de deixar para a esposa e voltar ao ramo hoteleiro. Entretanto... "com a implantação de algumas frentes e busca de investimentos, surtiram alguns efeitos evolutivos na NG CLEAN. Com a pandemia que infelizmente vem prejudicando todos nós, na NG CLEAN até que as vendas têm sido positivas, devido a necessidade de materiais de combate ao vírus."

 

Paula Dib, Campos do Jordão/SP do Projeto Beija Flor, ação social comunitária

"Não trabalhamos com doações de cesta básica, mas com permuta: voucher X serviço solidário na comunidade. Isso por 4 meses. Essa ideia da troca, já mobilizou alguns beneficiados a pequenas ações colaborativas na própria comunidade. Na terceira fase, pretendemos aperfeiçoar a mão de obra desses beneficiados. E assim damos a vara para pescar. O movimento está se tornando case em gestão de pessoas, economia colaborativa, uso consciente de recursos, saúde e até alimentação saudável, pois muitas dessas pessoas voltaram a fazer hortas. A intenção dessas cestas, era além de levar o mantimento básico, oferecer material de higiene e com isso as pessoas estariam se protegendo. Hoje já temos lápis de cor e caderno de desenho para quem tem criança na família. Posteriormente a possibilidade de uma mostra dessa arte infantil com curadoria, sobre o impacto do momento na visão das crianças. Muitas ideias surgindo. Profissionais de diversas áreas foram se envolvendo, e todos contribuem. Um projeto com alma."

 

Nara Alencar, Guia de Turismo, psicóloga e professora, Taubaté/SP

"Então, além de Guia de Turismo, também sou psicóloga e professora de psicologia em uma faculdade aqui em Taubaté. Estou trabalhando muito em Home Office e realmente se trabalha muito mais...
Tive que me adequar as novas tecnologias e dou aulas ao vivo todas as semanas para turmas de 60 pessoas em média, recebo trabalhos de alunos por e-mail e pela plataforma da faculdade, corrijo os trabalhos digitalmente e faço a devolução...Muito aprendizado em ferramentas e quem me socorreu?!? Meu filho de 14 anos, um nativo digital que atua com estas ferramentas sem o “medo” que os analógicos possuem delas. Também estou colaborando com alguns colegas psicólogos em atendimento online para amenizar o sofrimento de pessoas neste período de pandemia que está nos mostrando que o ser humano atual se jogava nos afazeres do dia a dia e não prestava atenção em si e em suas relações familiares...Fico o tempo todo pensando em como ser Guia de Turismo virtual...rs sem cair no modelo documentário, sem deixar de encontrar os nossos parceiros da hotelaria, gastronomia, transportes, etc...Nem sei se seria possível! Talvez neste segmento não seja e pode ser que este seja o diferencial do turismo que tomou uma importante e valiosa proporção, a vivência in loco das experiências...Não sei...muitas questões e novidades! Precisamos refletir sobre os caminhos que iremos percorrer daqui pra frente."

 

Elaine Carvalho e Pindamonhangaba/SP, advogada e mediadora.

"Devido meu curso de psicanálise, foi proposto uma atividade de postagem de vídeo sobre a saúde mental em tempos de coronavírus. Então imaginei fazer postagens de vídeos sobre este tema, porém de atualizações legislativas com abordagens jurídicas. Aliada a algumas observações dadas pelo curso do Shun na AMAVAP!"

 

Gabriela Correard Pereira, restaurante rural Colinas, Pindamonhangaba/SP

Turismóloga, proprietária e Chefe de Cozinha, estava em meio a mais um curso de gastronomia, desta vez saudável e funcional quando a pandemia isolou a todos. Foi o momento que teve para pegar todos os itens processados de seu cardápio e também se lançar no sistema Delivery.
Queijos, ricota comum e temperada, goiabinha, rosquinhas de nata, paçoca, doces de leite e goiabada. Tortas grande e pequena de frango, palmito e brócolis com ricota. Salgados assados como pizza enrolada, esfiha de carne, frango, hamburgão, empadas frango ou palmito e; congelados para fritar como o bolinha de queijo, coxinha, croquete, risoles de carne tomaram o espaço do cardápio, de vez!

 

Kelly Faria de Pindamonhangaba/SP, do restaurante rural Colmeia

"Estamos funcionando com o mini mercado e estudamos o sistema Delivery, servindo o almoço e jantar, de sexta, sábado e domingo com cardápio caipira. Compramos embalagens pela internet que podem ser acondicionadas no freezer e que possam ir também no micro ondas porque, como estamos distante do centro da cidade, a comida tende a chegar mais fria. Então eu queria uma forma do cliente poder esquentar por isso comprei embalagens apropriadas. Se der certo, com certeza vamos agregar o Delivery ao nosso serviço!"

 

Luis Henrique, produtor rural, Pindamonhangaba/SP

Produtor de hortaliças, Luiz Henrique tinha na feira-livre a garantia de grande parte de sua renda. Os decretos municipais que proibiram aglomerações para evitar o aumento da transmissão do Covid-19, afastaram clientes assíduos e reduziram drasticamente seu faturamento. Entretanto, a venda direta na propriedade aumentou consideravelmente para os vizinhos, amigos e familiares. Perguntado por que não adotaou uma placa indicativa de "Vende-se hortaliças" para consolidar também este canal de venda, Luiz Henrique explica que tem ainda, as tarefas da lida com o gado de leite em outra propriedade um pouco distante dali. Desta forma, administra seu tempo e realiza cada vez mais a vende sob encomenda.

 

Daniela Marques, proprietária da Fazenda da Barra, São José do Barreiro/SP

A Reserva Antecipada foi a forma que Daniela também encontrou para captar recursos para a manutenção da fazenda centenária. Sua principal renda é a hospedagem e com a reserva antecipada, o hóspede credita o valor ao atrativo, com direito a desconto e opção de usufruir pelo prazo de 1 ano. Desta forma, Daniela espera não ficar com o caixa totalmente zerado sem seu principal produto em tempos de isolamento social.

E você, quer contar pra gente como está se reinventando? Comente abaixo ou compartilhe sua experiência em nossa Rede Social!

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