Silveiras concorre ao melhor Artesão da Gastronomia. Votem lá!!!

Rafael Cardoso, mestre em charcutaria de Silveiras lá na Serra da Bocaina, do Curiango Venda e Cozinha, foi um dos indicados por um juri de mais de 170 personalidades do todo Brasil para chegarem em finalistas em diversas categorias do Premio Melhores do Ano Prazeres da Mesa. Rafa Bocaina, como é mais conhecido concorre na categoria Artesão da Gastronomia.

Aí...a gente foi pesquisar sobre a charcutaria!

"Charcuteria ou charcutaria (do francês charcuterie, de chair, "carne" e cuit, "cozida"), salsicharia, também conhecida pelo termo italiano salumeria, é o ramo da indústria alimentar dedicado ao preparo e venda de produtos de carne de porco curada, como bacon, presunto, salsichas, terrinas, galantinas, patês entre outros. A charcuteria é parte do repertório de garde manger de um chef, originalmente criada como uma maneira de se preservar as carnes antes do advento da refrigeração.

Uma charcutaria se caracteriza por vitrines ou mostradores transparentes, geralmente com refrigeração, onde se mostram os produtos à venda para o público.

Charcutaria e os enchidos : Os enchidos compreendem um gênero de alimentos produzidos ao encher as tripas de animais (previamente limpas) com diversos tipos de recheios. O produto resultante desta operação pode ser opcionalmente submetido a um fumeiro antes de ser consumido. A fumagem (fumeiro) submete estes alimentos à ação do fumo com o objetivo de os conservar, "curar" e potenciar-lhes o sabor. De igual modo prolonga a durabilidade, proporcionando um efeito bactericida." (Fonte: Wikipedia)

Não precisamos dizer mais nada! Vindo de Silveiras, já se sabe porque Rafa Bocaina se dedicou ao método artesanal do preparo da carne. Uma das cidades do Vale Histórico mais conhecidas pela cultura tropeira, ele se torna mais uma referência da região.

E a gente não poderia deixar de torcer e estimular nossa gente aqui do Vale e Serra a prestigiar e votar em nosso representante. Acessem o link e votem lá!!

Não há necessidade de votar em todas as categorias até porque a gente nem conhece a maioria deles. Basta ir direto lá no Rafa e prestigiar. No link https://prazeresdamesa.uol.com.br/melhores-do-ano/melhores-do-ano-prazeres-da-mesa/

Força Rafa!

Fotos: Curiango Venda e Cozinha

1 opinião sobre “Silveiras concorre ao melhor Artesão da Gastronomia. Votem lá!!!”

  1. Gostaria de saber se é possível uma visita técnica ou um workshop na fabricação de charcutaria com o Rafael Cardoso, seria para alunos do Curso Técnico em Cozinha da ETEC de Pinda. Sou professora e coordenadora do curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.