Trempe Restaurante, Silveiras

Trempe Restaurante Mateus Gontijo 03 A

O antigo Restaurante do Ocílio que Mateus Gontijo manteve a memória de Ocílio José Azevedo Ferraz, hoje é Trempe Restaurante.

Ocílio Ferraz era um profundo conhecedor e defensor da história e cultura dos Tropeiros além de notável conhecedor da cultura gastronômica do Vale do Paraíba. Mateus Gontijo assumiu de vez sua identidade e conhecimentos da mesma gastronomia, lança o Trempe e dá continuidade ao fortalecimento da cultura tropeira através de seus pratos com toque pessoal e único.

Trempe pra quem não sabe, é um acessório utilizado para apoiar panelas sobre o fogo; num tripé. Um arco de ferro que, sobre três pés, dá suporte à panela que vai ao fogo. De acordo com Carlos Lemos, autor de Cozinhas Etc, na época do Brasil colônia, os portugueses que desembarcaram por aqui, aos poucos, foram incorporando o jeito indígena de cozinhar. "A índia foi a primeira empregada doméstica dos lares brasileiros, numa época carente de donas de casa brancas. Sempre que podia, ela resistia aos costumes do colonizador e impunha os seus", explica Lemos. Para cozinhar, usavam a trempe, três pedras colocadas diretamente sobre o chão, onde se apoiava o caldeirão de ferro ou de cobre.

Com o tempo, a trempe foi adotada por tropeiros para o preparo de suas refeições. Simples, prática e com muita caloria, a comida dos antigos tropeiros era resumida ao feijão, o arroz, a carne-seca e o toucinho. Depois vinham os acompanhamentos, como as farinhas de milho e de mandioca, o sal, o alho, o açúcar e o pó-de-café.

E assim, com esta essência, Mateus vem enriquecendo a tradição gastronômica no cardápio e com seu toque especial. Produz pessoalmente o torresmo de forma artesanal iniciando os preparativos um dia antes de ser servido. O feijão que você irá provar no Trempe Restaurante não será o comum preparado somente em água de feijão e temperos. O feijão tropeiro tem que levar a farinha de milho e outros temperos complementares. As carnes, dependendo do dia e do cardápio, serão preparadas na fornalha ou no fogo-de-chão, bem ao modo tropeiro.

Além desta gastronomia, o Trempe serve no jantar, a única pizza da região produzida à partir da fermentação lenta que dá à massa uma consistência única. Leve, macia e saborosa, a pizza do Mateus fará você repensar sobre todas as pizzas que saboreou até hoje. Famosa desde os tempos de Ocílio Ferraz, o içá é especialidade da casa que Mateus manteve e agora traz novas versões, inclusive na pizza.

Por isso, quando vir a Silveiras, no Trempe Restaurante, venha para uma experiência muito além da refeição. Venham para degustar uma parte da história da gastronomia brasileira.

Vale a recomendação!

  • Funcionamento do Restaurante.
    Sex, Sáb e Dom (12h00 às 16h00)
  • Funcionamento da Pizzaria.
    Sex, Sáb e Dom (18h00 às 22h00)
  • End: Fazenda Tropeiro, s/n, vila Esperança - Silveiras/SP - CEP 12690-000
  • WhatsApp:`(12) 98182-3161
Trip Rural recomenda:
A Trip Rural é um associado AMAVAP

O Trempe Restaurante é um associado AMAVAP

Icones

2 opiniões sobre “Trempe Restaurante, Silveiras”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.