Trip Rural e o Edamame na ETEC Pindamonhangaba

Alunos do Curso Técnico de Gastronomia ETEC Pindamonhangaba (foto ETEC)
Alunos do Curso Técnico de Gastronomia ETEC Pindamonhangaba (foto ETEC)

Por: Regina Midori Fukashiro

No dia 03 de março, a Fundação Fórmula Cultural, através de seus membros fundadores e mantenedores, Shunichi Fukashiro e Regina Midori Fukashiro, idealizadores deste Projeto Trip Rural, marcará presença no Curso Técnico em Gastronomia da ETEC - Escola Técnia Estadual Unidade Pindamonhangaba/SP.

A visita tem o propósito de apresentar a soja fresca, seu uso e benefícios à alimentação e gastronomia.  Muito comum no verão japonês, ele é servido nos izakayas (bares japoneses), gelado e acompanhado de drinks, mas também é comum encontrá-los em diversos pratos quentes e frios.

Vamos abordar brevemente a origem da soja, proveniente do Japão e China e sua trajetória até o Brasil. Como chegou até a mesa brasileira na forma de óleo de cozinha e, mais recentemente, como item cultural da gastronomia japonesa.  E mais do que isso, nossa passagem terá o objetivo de levar as possibilidades de adaptar este item na gastronomia ocidental à partir do envolvimento dos futuros chefs de cozinha da Escola Técnica.

A ETEC, discentes e docentes do Curso Técnico em Gastronomia, teve grande participação na assimilação e disseminação do arroz preto e vermelho desenvolvido nos cultivares do Vale do Paraíba da marca Ruzene, e desta vez, receberá as vagens dos canteiros da Fundação Fórmula Cultural para teste e degustação. O curso, além de outras disciplinas e aulas práticas, recentemente finalizou a primeira aula da disciplina de Higiene e Manipulação de Alimentos, lembrando que, uma boa gastronomia começa com segurança alimentar, respeito ao consumidor e separa os profissionais dos amadores.

E por que a gente está trazendo a novidade?

Porque não há como falar em Turismo em Meio Rural sem falarmos de produção rural. E produção rural está diretamente atrelado à produção de alimentos, que por sua vez, está relacionado com a gastronomia de bares, restaurantes e meios de hospedagem. Porque o turista não quer cozinhar aos finais de semana.  Ele busca novas experiências gastronômicas e a leva pra casa para compartilhar com a família e amigos. Porque quem atua no ramo de alimento, deve estar aberto a inovações e, descobrir itens locais fortalecerá a sua criatividade e diferenciação.

Como nos jogos eletrônicos, o Turismo em Meio Rural já "passou de fase" e seguimos avançando níveis.  O antigo apelo do "Fogão a Lenha" por si só, ficou no nível anterior. Agora, o objetivo é diferenciá-lo dos demais fogões a lenha com pratos e cardápio que fiquem na memória do turista, que deixe aquele gostinho de "o que será isso?", "vou experimentar", e o melhor, o de  "quero mais"! Concorda?

Voltaremos em breve com mais notícias.

Por enquanto fique com as sugestões abaixo:

Icones

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.