Confira como foi a nossa FAM TRIP para o Gomeral, em Guaratinguetá

A Fam Trip ou Fam Tour

As viagens de familiarização promovidas para o trade turístico são uma importante ferramenta de trabalho no turismo.
Proporcionar a aproximação de guias de turismo e receptivos foi uma das situações mais promissoras em fortalecer o turismo criativo e de qualidade.  O guia de turismo que muitas vezes atua sozinho na atividade, somado àqueles novos profissionais que saem das salas de capacitação em ritmo de linha de montagem brigam por um mercado erroneamente saturado.  Agora, mais do que nunca, surgem demandas de categorias de turismo antes esquecidas, desvalorizadas ou mesmo àquelas que só restavam serem reconhecidas, quando na verdade, já existiam há décadas.

Hoje temos uma nova geração de guias de turismo e uma nova geração de empresários, de atrativos (por sinal...cada vez mais atrativos!) e o mais importante, uma nova geração de turistas!

O ritmo acelerado de evolução do turismo rural e àqueles inseridos neste meio, ao ar livre, fora dos centros urbanos carecem de integração, parcerias e, inovação e uma doce ousadia para encantar cada vez mais estes turistas.

Neste contexto, esta primeira Fam Trip demonstrou o quanto os guias estão predispostos a explorarem e se lançarem em roteiros inovadores! O próprio trajeto proposto, cortando os campos pelas estradas rurais serviu para inspirar o grupo!

A AGCTUR - Associação dos Guias do Circuito Religioso participou com vários integrantes que agora buscam roteiros novos mas com a mesma identidade religiosa para continuar atendendo seu público em direção a novos destinos.

O trajeto

O roteiro começou em Pindamonhangaba em direção ao outro lado do Rio Paraíba com café da manhã no Restaurante Colmeia que é servido desde 2018 para atender romeiros, ciclistas e passantes que rumam ao Balneário do Ribeirão Grande e à Basílica.

O trajeto alternativo pelas estradas rurais já foi um grande atrativo com paisagens cênicas dos campos de arroz, com as histórias das antigas fazendas da região e a Serra da Mantiqueira nos acompanhando por todo o trecho. Apesar de não ser a melhor das estradas rurais...também não é a pior. Se não estiver com pressa de chegar no destino, vale a alternativa. Os visitantes, dependendo da época do ano, encontrarão muitos romeiros em tropas a cavalos e em charretes. Portanto, siga com atenção!

Atentar também aos picos da Mantiqueira fez com que identificassem a Pedra Grande ao longe e apontando ao céu. Ele é o cartão postal do Gomeral em sua majestosa formação rochosa.  Ao chegar no trecho de asfalto já em Guaratinguetá, no bairro rural das Pedrinhas, não demorarou para alcançar as montanhas de Guaratinguetá.

Dos Receptivos:

Foi muito bom recebê-los em nosso amado bairro. Espero que tenham ficado com "gostinho" de quero mais e voltem outras vezes! ... Somos uma comunidade unida e estaremos sempre de portas abertas para acolher a todos!(Valdete Soares da AMBITUR/Sítio Guatobi)

...

Muito proveitoso o encontro de ontem, parabéns a todos envolvidos
(Eduardo Flores - Monitor Ambiental e Guia de Turismo do Gomeral)

Dos Guias de Turismo:

Foi uma honra e um prazer estar com vocês,  Aliás, o comprometimento de todos, a vontade e o amor pelo que fazem é de tirar o chapéu! (Emilene Ribeiro Leandro - Guia de Turismo Pindamonhangaba)

...

Conto que no último domingo levamos nosso primeiro grupo para roteiro no Gomeral, incluso almoço na Lena. Semana que vem levaremos grupo de Jundiaí para lá, com pernoite na pousada. (Filipe Vilhena - Agência Ecovaletur - São José dos Campos). Fotos: Ecovaletur - SJC

...

A receptividade deles foi o ponto forte. Estavam felizes com nossa visita e percebi que depositam confiança em nosso trabalho, para que venha gerar novos negócios. (Ricardo Ferreira - Monitor e Condutor de Turismo de Taubaté)

...

A Fam Trip foi muito produtiva para mim também. Estou desenvolvendo um projeto de turismo religioso para as igrejas históricas do centro de Taubaté. E em breve vou começar uma visita guiada na Catedral. E toda essa ideia começou em conversa com as meninas do Circuito Religioso durante o nosso passeio. (Ricardo Ferreira - Monitor e Condutor de Turismo de Taubaté)

...

Com esperança e bons olhos vejo parcerias assim! Nós do Circuito Religioso queremos explorar novos destinos! E estar nesse grupo, temos uma nova perspectiva para essas futuras parcerias!
Em fevereiro, estaremos nos reunindo! Abraços a todos! (Fátima Midões - Guia de Turismo da AGCTUR - Associacão dos Guias do Circuito Religioso)

Galeria

Siga-nos e curta nossa Fã Page

1 opinião sobre “Confira como foi a nossa FAM TRIP para o Gomeral, em Guaratinguetá”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *