Reserva Orybá também reserva sensações em Pindamonhangaba

Alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo do SENAC Guaratinguetá e a Trip Rural, passaram o dia (31/10) em Pindamonhangaba para a vivência num roteiro sensorial para portadores de necessidades especiais (PNE), mais especificamente nos portadores de deficiência visual (DV).

Depois de conhecer as estruturas dos apartamentos adaptados para PNEs do novo Sleep Inn Pinda Hotel; de vivenciar atividades sensoriais em Unidade de Conservação no Parque Natural do Trabiju e, um almoço no tradicional restaurante Colmeia o grupo seguiu para o Núcleo Turístico do Piracuama, parada onde um campo de sensações o aguardava!

A Reserva Orybá foi o quarto destino do grupo que conheceu a recente proposta de hotelaria e gastronomia implantada na antiga fazenda criadora de gado leiteiro.

A propriedade ao longo dos anos se desfez do gado, deixou a antiga área de pasto se recuperar e a antiga sede deu lugar a charmosos e aconchegantes aposentos. A gastronomia batizada como Cozinha Cambucá faz jus aos pés da espécie que se encontram em vários pontos da propriedade. Além disso, seu cardápio oferece menu com itens provenientes dos próprios canteiros e de produtores locais.

Soma-se a esta estrutura, um espaço de vivências e experiências sensoriais com plantas medicinais, os elementos terra, água, fogo, ar e, técnicas voltadas à reflexão e autoconhecimento integrado ao meio natural para os visitantes explorarem seus sentidos.

O grupo de alunos e convidados tiveram a experiência de uma imersão sensorial testando os cinco sentidos e fizeram do tato, olfato, visão, audição, paladar e reflexões sobre como eles podem interferir ou transformar a vida, mostrando uma nova forma de ver a vida.

Eloisa Marcondes, uma das propritárias da Reserva Orybá é formada em Artes Plásticas pela Universidade Mackenzie e Scuella Leonardo da Vinci di Arte. É educadora, especialista em terapia floral, aromaterapia clinica e equoterapia para portadores de necessidades especiais. Possui canteiros de ervas medicinais, aromáticas e florais que, inclusive abastecem o restaurante da fazenda, a Cozinha Cambucá.

"Minha proposta com os alunos foi fazer uma interferência guiada através do sensorial para o novo olhar, uma pausa para sentir, e aguçar o coração, a criatividade e a inspiração. Com pequenas técnicas de como conduzir, introduzir pessoas portadoras de necessidades especiais  na natureza, em um ambiente rural e com os cuidados e acolhimento tão necessários nos dias de hoje."

Reserva Orybá
Endereço: Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro km 25, Pindamonhangaba
Telefones:
Espaço Terapêutico: (12) 997944345 com Eloisa Marcondes
Hospedagem e Cozinha Cambucá: (12) 99601-2497 com Eduardo Marcondes

Apoio:

Voltar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.