Restaurante Colinas Ranch, resgata tradições da família em nova proposta

O Restaurante Colinas Ranch, localizado no Núcleo Turístico do Ribeirão Grande, no bairro rural do Pinga, em Pindamonhangaba, SP, é um dos mais tradicionais do turismo gastronômico da cidade.

A gestão do atrativo já está na segunda geração com o casal Gabriela Correard Pereira e José Mario Pereira que herdou parte da fazenda do pai José Mario Cândido Pereira. E a terceira geração, seus filhos trigêmeos (10) e a caçula (8) já vêm se familiarizando em ter visitantes "em casa".

Profissionalismo e identidade turística

Sim, o Colinas Ranch é mais um dos atrativos rurais que abriram suas porteiras para fazer dela uma fonte a mais de renda desde 1995. Hoje, Gabriela já faz parte da nova geração que buscou a profissionalização. Possui um MBA em Administração de Empresas, é Turismóloga, reuniu o gosto pela gastronomia (é Técnica em Nutrição com cursos de alimentação saudável e funcional e é a Chef da Cozinha do Colinas) e ainda tem tempo para se dedicar à mobilização para o fortalecimento da atividade na cidade (é membro do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo e do coletivo AMAVAP - Associação de Amigos das Serras da Mantiqueira e do Mar e do Vale do Paraíba).

Gabriela e José Mário, "deram um tempo depois que os trigêmeos e a caçula nasceram" e reassumiram o restaurante em 2017 quando as crianças já os acompanhavam nas rotinas do Colinas.  Com uma nova visão reforçaram a vocação do Turismo Rural de Pindamonhangaba com o melhor, ou seja, com as raízes da cultura caipira. E vocês perceberão que essa vocação é nata na família quando virem o pequeno Pedro (o terceiro dos trigêmeos) cruzar o salão de calça jeans impecável, camisa xadrez, bota, cinto, boné estiloso e o mais surpreendente, com seu próprio berrante!

Gastronomia

A gastronomia é servida em fogão a lenha, muitos pratos preparados em travessas de barro e outras em lâminas de arados (aqueles dos tratores). Gabriela alia a cultura caipira, os sabores das avós, a influência mineira que o Vale do Paraíba recebeu e somou ainda as experiências da vida do campo. A proposta gastronômica de se "preocupar com a alimentação saudável e o mais natural possível" faz busque hortaliças fornecidas por produtores locais, vários deles da agricultura natural e da orgânica certificada. A convivência com animaizinhos da fazenda como bezerros, galinhas, coelhos, carneiros, etc; a caminhada com os cavalos da família pela vizinhança e; a música caipira, sertaneja eram fundamentais para compartilharem as próprias experiências do casal e filhos com outras crianças e famílias que frequentam o local.

Por isso, não vá somente para almoçar no Colinas Ranch. Reserve mais um tempinho depois da refeição para curtir os animais, o gramado, o pequeno córrego que corta os jardins do atrativo, o lago, a trilha até o mirante da propriedade e as redes para o descanso.

Se você quiser provar alguns itens produzidos ali, não pode deixar de levar pra casa os doces caseiros da sogra e os que ela também produz pessoalmente.  Frutas cristalizadas, doce de leite, paçoca, queijo e o sal de ervas exclusivo que acompanha alguns pratos especiais do cardápio são opções de comprinhas pra você ou para presentear alguém com o mimo.

  • O salão possui capacidade para 200 lugares
  • O serviço é self-service, por quilo, em fogão a lenha
  • Cortesias de docinhos caseiros e café (confirmar...)
  • Atende sábados e domingos (feriados não) das 12h00 as 16h00 e grupos organizados com agendamento prévio
  • O local não possui cobertura de banda larga nem telefonia, portanto pagamento somente em dinheiro ou cheque
  • Endereço: Estrada Municipal Capitão Avelino Alves Pereira - Bairro Pinga, Pindamonhangaba/SP
  • Cel/WhatsApp: (12) 99741-1629 / (12) 98847-9012
  • Estabelecimento Pet Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.