Cervejaria Artesanal Araukarien, Santo Antonio do Pinhal/SP

Thiago Carvalho é o mestre cervejeiro da Cervejaria Artesanal Araukarien, uma das mais badaladas da cidade de Santo Antonio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo.

Reunido com outros cervejeiros na Associação dos Cervejeiros Locais da Mantiqueira, Thiago prima por seus produtos utilizando boas práticas de produção e atenção ao meio ambiente.  E o mesmo serve para a nova postura no modo de consumo da cerveja. A nova pegada é beber menos e, melhor!

Localizado no bairro rural do Rio Preto, junto com a irmã deram início em 2014 a ideia da cervejaria como um plano de B de vida. Aproveitaram uma edificação antiga da propriedade da família, reformaram e montaram ali o que seria o começo de tudo. Produzindo inicialmente 700 litros da bebida, a pequena fábrica tinha o intuito de apenas comercializar em pequenos empórios e barzinhos da região. Porém os consumidores passaram querer conhecer o produtor da bebida. A família fez algumas adequações no espaço de forma simples e rústica para receber os curiosos e adaptou algumas torneiras. O público foi crescendo cada vez mais aos finais de semana e dos 700 litros mensais, logo passaram para 1400 litros e na sequência chegaram na atual capacidade de produção de 20.000 litros de cerveja para atender os apreciadores. Daquela pequena fábrica artesanal, hoje Thiago, a esposa, filha, mãe e funcionários atendem em dois decks super descontraídos e agradáveis sob a sombra de árvores e vista das colinas de Santo Antonio do Pinhal.

Mandala

A logomarca é uma homenagem à cidade onde a araucária é rica na região e está simbolizada na bandeira de Santo Antonio do Pinhal. Além disso, a existência na propriedade de 5 nascentes fez com uma delas fosse a mais apropriada para a produção da cerveja e, coincidentemente, brotando aos pés de uma araucária. O termo alemão foi inspirado na escola alemã e, o que parece ser uma mandala na logomarca, na verdade é a própria pinha, fruto da araucária cortada ao meio com a representação de suas sementes, os pinhões.

A Cerveja Artesanal Araukarien

As cervejas artesanais ou cervejas especiais não são produzidas na residência e de forma não profissional. Muito pelo contrário, elas seguem rigorosos processos de produção mas numa escala menor e com menos funcionários, o que garante atenção especial do fabricante e uma produção praticamente personalizada. Alem disso, a maturação se dá de forma natural nas cervejas artesanais, ou seja, pura e sem adição de compostos químicos que aceleram o processo.

O consumo da bebida teve um crescimento acelerado.

Nos últimos anos a maioria dos apreciadores conheciam apenas as cervejas Lagers e Pilsen. Com a globalização, melhora do poder econômico, o brasileiro passou a viajar mais e conhecer o lado cultural da bebida. Descobriram que cada região, cada país tem seu produto de origem. Os alemães com as bebidas produzidas à partir do trigo; os ingleses com as malteadas; os americanos com as IPAs, entre outras. Ou seja, o brasileiro passou a beber menos, beber melhor e as conversas na mesa também mudaram. Cultura, aromas, nuances passaram a ser o centro destas conversas.
Cada cerveja artesanal adquiriu um perfil próprio e passou a fazer parte do cardápio gastronômico de forma inversa ao convencional, ou seja, os pratos e sua harmonização é que passaram a acompanhar a bebida.

A proposta da Araukarien também resgata as características de cada estilo de cerveja, seja das alemãs, irlandesas, americanas, inglesas em suas micro regiões trazendo a originalidade de cada uma delas ao Brasil.  A régua de degustação da cervejaria oferece 6 estilos diferentes da bebida que normalmente são a Cream Ale, Weissbier, Rea Ale, APA, IPA e Sout servidos em 6 copinhos de 100 ml. Ao total o visitante terá tomado 600 ml, o correspondente a dois copos de chopp.  Lá não é a bebida que acompanha os petiscos, mas sim, o inverso!  O visitante também pode conhecer o processo de produção com visitas guiadas e agendadas em vários horários: 12:00, 14:00, 16:00 e 18:00.

Outro projeto que nasce na casa tem cunho criativo e diferenciado! Passam a criar um produto com perfil local adicionando itens nativos da Mata Atlântica como o próprio pinhão, o cambuci e a água mineral da Serra Mantiqueira dando uma identidade única às bebidas da nossa região.

Turismo

Inicialmente, Thiago não tinha noção do potencial turístico de Santo Antonio do Pinhal. Morador de São José dos Campos, viu a possibilidade de se aproximar novamente da família e resgatar suas origens. A própria cidade pedia esta proposta turística. A Associação de Cervejeiros nasceu desta demanda e a visitação fortaleceu cada vez mais o negócio. O tour pela fábrica, a degustação guiada criou uma expectativa positiva nos turistas e os fazem voltar.

A cerveja é servida em réguas de degustação com seis copinhos de 100 ml cada, o que corresponde a 2 chopes, com todos os sabores produzidos ali, desde a mais suave até a mais encorpada. Os estilos podem variar mas normalmente são a: Cream Ale, Weissbier, Red Ale, APA, IPA e Stout. A equipe vai te servir já dando uma aula das características de cada uma delas. Por isso, preste atenção e aguce os ouvidos.

Possuem ainda um empório para aquisição direta do produtor e serve como um bom presente pra levar pra casa.

  • Capacidade de 120 lugares inclusive para o seu pet (pet friendly)
  • Fraldário, sinal de telefonia e internet
  • Atendem sábados, domingos e feriados das 11h00 às 18h00
  • Tour guiado com agendamento no horário das: 12:00, 14:00, 16:00 e 18:00
  • Aceita todos os tipos de pagamento, em dinheiro, cheque e cartões de crédito e débito
  • Endereço: Rodovia Osvaldo Barbosa Guizard (SP-046), km 153,5 - Bairro do Rio Preto, Santo Antonio do Pinhal (a 7 km da saída da cidade em direção ao Sul de Minas)
  • Cel/WhatsApp.: (12) 98146-8067

Além da fábrica na Serra da Mantiqueira, a marca inaugurou em parceria, o Pub Marilyn no Itaim onde o paulistano também poderá consumir e apreciar o malte das cervejas Auraukarien. Em breve a bebida alcançará a produção total de 50.000 litros somado a uma nova fábrica em Jacareí.

Vamos aguardar!

Mais sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.