Serra Fina em chamas, na Serra da Mantiqueira, Boletim no. 2

Foto: Corpo de Bombeiros Militar/MG
Foto: Corpo de Bombeiros Militar/MG

Boletim nº 02 de 19/07/2020
Incêndio Florestal Serra Fina - Julho de 2020

 

Causa

A causa do incêndio permanece desconhecida, pois ainda não foi possível a nenhuma instituição realizar a investigação de causa e origem do incêndio.  A trilha da Serra Fina já estava fechada pelos municípios em função da pandemia e assim permanece. Portanto orientamos a todos os visitantes entrem na Serra Fina por nenhuma das entradas.

Apoio

Além das instituições que compõe o comando unificado (APA da Serra da Mantiqueira, Parque Nacional do Itatiaia e Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais), outras instituições estão dando apoio fundamental à operação. Entre elas destacamos: Ministério da Defesa/Exército Brasileiro/Força Aérea Brasileira, o Instituto Estadual de Floresta de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Passa Quatro, Associação de Montanhismos e Proteção da Serra da Mantiqueira – AMPM, Associação de Guias de Passa Quatro - AGP4, Grupo de Voluntários da APASM, Floresta Nacional de Passa Quatro, Refúgio Serra Fina e Instituto SuperAÇÃO.

Desmobilização de Voluntários

Neste terceiro dia, 19/07/2020, foi realizada a retirada dos voluntários da montanha. Os voluntários realizaram importantes ações de porteio de equipamentos, água e alimentos para os brigadistas em combate e hoje, estas ações, foram realizadas com o uso de dois helicópteros. A base de voluntários montada no bairro do rural do Paiolinho, município de Passa Quatro, hoje foi parcialmente desmobilizada. Permanecerão no local cerca de 6 voluntários, com o objetivo de não deixar ninguém subir a montanha, auxiliar na comunicação, repassar informações e dar suporte ao efetivo em combate. A base do voluntariado funcionará a partir de hoje na Casa da Cultura em Passa Quatro /MG. No endereço: Rua Cabo Deodato, nº 20, Centro. Passa Quatro, perto da delegacia de polícia.

Solicitamos expressamente que nenhum voluntário suba a montanha sem antes se apresentar à base, uma vez que estamos em uma operação complexa de combate a um incêndio florestal e só serão autorizados a subir aqueles que estiverem engajados na operação com função definida.

Agradecemos a todos que entraram em contato. Informamos que poderão ser acionados se necessário. Neste momento já temos um cadastro de voluntários locais que atende totalmente às necessidades de combate. Entretanto, estamos cadastrando brigadistas formados em ações de prevenção e combate a incêndio florestal, preferencialmente com experiência de montanha, para reforçar este cadastro e acionamento em momento oportuno.

Informações no telefone da APASM: 35 3363-2136.

Insumos

  1. 5 veículos 4X4 e 1 convencional do ICMBio.
  2. 1 caminhão Rodofogo adaptado para transporte de equipamento e brigadistas do ICMBio.
  3. 5 servidores do ICMBio para comando e articulação das operações.
  4. 6 servidores terceirizados para apoio logístico e administrativo.
  5. 1 aeronave modelo Esquilo, prefixo PP-IEF, do Instituto Estadual de Florestas/IEF -MG. Com capacidade de transporte de 4 combatentes.
  6. 7 tripulantes da Polícia Militar de Minas Gerais.
  7. 1 helicóptero modelo Pantera do Exército Brasileiro, capacidade de transporte de 8 combatentes;
  8. 1 helicóptero modelo Cougar, do Exército Brasileiro, com capacidade de transporte de 20 combatentes;
  9. 12 tripulantes, do Exército Brasileiro.
  10. 1 veículo utilitário e 2 colaboradoras do Instituto SuperAÇÃO.
  11. 4 viaturas 4x4 e 3 convencionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais / CBMMG.
  12. Cerca 80 de voluntários que estão sob a organização da Associação de Montanhismos e Proteção da Serra da Mantiqueira – AMPM, Associação de Guias de Passa Quatro - AGP4 e doGrupo de Voluntários da APASM.

Efetivo

Neste terceiro dia, 19/07/2020, contamos com a participação de 09 brigadistas da APASM e 15 do Parque Nacional do Itatiaia-PNI e seu Gerente de Fogo, no combate. Além disso contamos com o reforço do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG, com 27 combatentes e 5 bombeiros no apoio logístico.

Foto: Forças Armadas/Divulgação

Foto: Forças Armadas/Divulgação

Estratégia

O ICMBio e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, com o apoio do Ministério da Defesa, do IEF/MG, e dos voluntários, concentrou suas atividades na vertente mineira da Serra da Mantiqueira. O combate na vertente paulista está sob a coordenação e ação do Governo do Estado de São Paulo. Entretanto, com o agravamento de alguns focos na vertente paulista o comando do ICMBio definiu que fará intervenções nestes focos paulistas porque estão dentro da APA da Serra da Mantiqueira.  A equipe técnica do ICMBio estimou que a área queimada até a manhã do dia 19/07/2020 somou 463 hectares, o que corresponde a 463 campos de futebol. Amanhã, dia 20, a Divisão de Monitoramento da Informação DMIF, do ICMBio, emitirá o primeiro boletim consolidado da área atingida por incêndio (AAI). As ações se concentraram ainda ao redor da Pedra da Mina e não houve reignição do fogo do Vale do Ruah. Também foi realizada ação de rescaldo e monitoramento no morro do Tartarugão. Existem ainda focos dispersos em áreas de difícil acesso em função da declividade. Hoje realizamos em campo a abertura de linhas de defesa, que consiste na poda de vegetação e escavação de trincheiras pois além do incêndio superficial foi detectada a presença de incêndio subterrâneo. Como resultado até o momento do fechamento deste boletim, restavam identificados pelo comando da operação apenas um foco ativo no lado mineiro, a noroeste da pedra da mina, onde todo o efetivo de combate, 45 combatentes (sendo três destes voluntários), foi concentrado e passará a noite de hoje em combate.

Próximos passos

Como as condições do fogo podem mudar durante a madrugada, amanhã o comando da operação realizará sobrevoo para definir quais serão os pontos prioritários de combate.  Entretanto já é possível dizer que serão empregadas técnicas de abertura de linha de defesa de modo a isolar as áreas com de ocorrência de fogo subterrâneo.  Serão empregados os seguintes efetivos: manutenção dos 45 combatentes, sendo 3 destes voluntários, que já estão na área até 12:00 h.  Início da retirada dos 15 brigadistas do PNI e entrada de 8 brigadistas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, especializados em combate em ambientes montanhosos.

Doações

O ICMBio não recebe doações em dinheiro e antes de doar equipamentos, gêneros alimentícios ou materiais, certifique-se por fontes oficiais quais são as reais necessidades. Orientamos que as doações sejam entregues ao voluntariado, que está nos apoiando nos pontos abaixo listados. Até o momento, as doações de alimentos foram suficientes para o período. Como há necessidades imprevisíveis, estas serão atualizadas sempre que necessário. A principal necessidade de doação neste momento é de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Um kit completo é composto de: balaclava, óculos de proteção, luvas, coturnos, calças e gandolas (casaco), lanterna de cabeça (headlamps) e mochila. Também precisamos de saco de dormir e isolante. Como são muitos os envolvidos, reiteramos que é importante verificar as necessidades antes de realizar doações.

Pontos de coleta:

  • Casa da Cultura de Passa Quatro. Rua Cabo Deodato, nº 20, Centro. Passa Quatro, perto da delegacia de polícia.
  • Loja Karamelo – Praça Dr. Jonas de Faria Castro – Praça dos Leões, Centro – Passa Quatro/MG (Ao lado da Loja Harpia Adventure Alpinismo)
  • Sede da APASM – Rua Jonas Pezzo Costa, n0 1757, Bairro Vila Nova – Itamonte/MG

 

Virgílio Dias Ferraz
Chefe da APA da Serra da Mantiqueira

Fonte: ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - APA Serra da Mantiqueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.